Quem Tony O Iluminado?

Quem Tony O Iluminado

A história conta sobre um ex-professor e aspirante a escritor, Jack Torrence, que aceita o emprego de zelador do enorme Hotel Overlook durante o período do inverno. Assim, ele leva sua esposa (Shelley Duvall) e filho pequeno com poderes espirituais (Danny Lloyd) para permanecerem com ele no local por 5 meses.

No passado, Charles Grady aceitou o emprego de gerenciar o hotel Overlook. Contudo, infelizmente, isso acabou em tragédia. Grady enlouqueceu e cometeu o terrível ato de matar suas duas filhas, sua esposa com um machado e, posteriormente, se suicidou através de uma espingarda.

The Shining

Outra cena, no primeiro ato de O Iluminado, alimenta essa questão. No dia de encerramento do Overlook, quando os gerentes atuais abordam Jack, ele está sentado na poltrona lendo uma edição de janeiro de 1978 da Playgirl Magazine e duas das manchetes da revista são “Incesto: por que os pais dormem com os filhos” e “Como evitar um caso sem saída”. Vendo de um diretor do calibre de Kubrick, esta não é uma referência a ser ignorada e pode sim estar expondo não apenas o crime de abuso sexual cometido, mas também o próprio estado atual do personagem que era, àquela altura, de se manter reabilitado do vício (e consequentemente das práticas ruins como ser humano). Algo que ele não consegue sustentar ao longo da história.

O Iluminado (The Shining, 1980) é um clássico do cinema que até hoje gera diversas discussões internet a fio. O longa dirigido por Stanley Kubrick, no entanto, não contou com a aprovação de Stephen King, autor da obra que deu origem ao filme. Dentre os motivos, podemos citar mudanças no roteiro como a contribuição de Wendy (Shelley Duvall), a mãe, na trama, assim como a personalidade de Jack Torrance, interpretado por Jack Nicholson. Podemos incluir nessa lista de indignações o final do longa, inclusive.

Sem gore, sem jumpscares e uma nova versão de contar histórias

Sem gore, sem jumpscares e uma nova versão de contar histórias

O que se seguiu foi uma série de projetos espetaculares - e mesmo os mais modestos experimentam outro escopo simplesmente por sua presença. "O Destino Bate à Sua Porta", "Reds", "Laços de Ternura" (que lhe rendeu seu segundo Oscar), "A Honra do Poderoso Prizzi", "A Difícil Arte de Amar" e "IronWeed" (ambos com Meryl Streep). Uma filmografia que o consolidou como um dos atores mais versáteis que o cinema já produziu.

Maldição do quarto Atendendo a um pedido do dono do hotel onde O Iluminado foi filmado, que temia que as pessoas não alugassem o quarto 217 por causa do filme, o número do apartamento foi alterado para 237, inexistente no hotel em que o filme fora rodado.

Informações Técnicas

Uma obra pessoal Em um panorama geral, a razão do ódio de Stephen King por O Iluminado é bastante simples: o autor acredita que a adaptação de Stanley Kubrick vai completamente contra a mensagem que ele tentou passar com o livro. E como a obra em questão foi O Iluminado, King levou para o lado pessoal.

Apesar de não ter sido amada por King e ter tido muitas liberdades criativas, é inegável a influência da obra de Kubrick no terror. A história sobre a família Torrance revela como o pai, Jack, aceita o trabalho de zelador em um hotel isolado durante o inverno, o Hotel Overlook. 

Sinopse

Sinopse

Como Jack Torrance, Nicholson não se conteve, construindo um retrato da loucura que, mesmo sem os elementos sobrenaturais da trama, seria capaz de subverter as expectativas não só no conforto das poltronas do cinema, como também no set.

No livro de Stephen King é revelado que o espírito de Tony era, na realidade, uma projeção do próprio Danny, de sua consciência futura e de seus poderes. Tanto é que o nome completo do garoto é Daniel Anthony Torrence, e Tony seria uma abreviação de Anthony.

Roberto Sadovski

Essa é uma perfeita representação da vida familiar mostrada no longa. Enquanto Mãe e filho vivem em harmonia quando não estão na mira tóxica e cruel do pai, as coisas ocorrem bem. Já no caso de Jack, sua dinâmica familiar é um verdadeiro caos, tal qual o seu desempenho no labirinto.

Em um dos encontros inesperados do pequeno Danny com as gêmeas Grady, a câmera foca por cerca de quase cinco segundos no jovem antes de mostrar para os espectadores a visão dele. Dessa forma, O Iluminado não tenta nos aterrorizar com sustos inesperados.

Assista ao filme

Em 1977, Stephen King se tornou um nome conhecido no mundo da literatura com o lançamento de seu romance de terror, The Shinning (O iluminado). Apesar de King já ter escrito dois livros anteriores, esse foi o seu que obteve maior sucesso.

Quando "O Iluminado" finalmente foi lançado, depois de uma filmagem longa e complicada (Kubrick não ficava satisfeito com uma cena facilmente, e algumas precisavam de uma centena de takes para seu contento), o público abraçou a mistura do terror psicológico com imagens apavorantes - em especial o elevador que despeja um rio de sangue em direção à plateia.