Na reportagem, médicos americanos alertavam para o aparecimento de uma forma rara de câncer associado ao uso de implante/prótese de silicone. A doença pode aparecer igualmente nos casos de cirurgia estética ou nos casos de reconstrução mamária pós-mastectomia.
Para o rastreamento foram avaliados a mamografia e os seguintes métodos isoladamente ou em conjunto com a mamografia: autoexame das mamas, exame clínico das mamas, ultrassonografia, ressonância nuclear magnética, tomossíntese mamária e termografia.
Além da mamografia de rastreamento, a detecção precoce do câncer de mama pode ser feita em consultas ao ginecologista através do exame clínico (palpação da mama pelo profissional de saúde), e por exames de imagem que possam ser solicitados pelo médico, como mamografia, ultrassonografia ou outros.
A prevenção e a detecção precoce devem andar juntas! Enquanto a prevenção promove hábitos saudáveis e evita a exposição a fatores de risco, a detecção precoce visa identificar a doença prematuramente para um tratamento mais digno e com maiores chances de cura.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estratégias para a detecção precoce são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas da doença) e o rastreamento (aplicação de um teste ou exame numa população assintomática, aparentemente saudável, com objetivo de identificar lesões ...
Diagnóstico precoce significa identificar o câncer o mais cedo possível em pessoas com ou sem sintomas. Enquanto que o rastreamento significa identificar o câncer em indivíduos assintomáticos.
Aliado às estratégias de prevenção, o diagnóstico precoce fornece ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo.
Significado de Precoce Que se produz antes do tempo normal. Diz-se do fruto que torna-se maduro antes do tempo habitual. temporão. Formado antes da idade (física ou mental).
Mamografias anuais, começando aos 40 anos de idade. Mulheres com idade entre de 45 e 54 anos devem fazer mamografias anualmente. Mulheres com 55 anos ou mais devem fazer mamografias a cada 2 anos ou podem continuar o rastreamento anual, dependendo da orientação do médico.
Alguns dos exames mais pedidos pelo médico para identificar o câncer são: