Quem Tem Resistncia Insulina Pode Engravidar?

Quem tem resistncia insulina pode engravidar

A insulina alta no sangue leva a uma irregularidade dos hormônios precursores dos hormônios sexuais femininos, culminando em aumento do hormônio masculino, parada do amadurecimento dos folículos ovarianos e anovulação. Esse mecanismo termina por determinar uma infertilidade.

Onde a insulina é produzida?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.

Se a pessoa que tenha diabetes estiver controlando apenas com alimentação ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso ela já tenha utilizado insulina, não poderá doar.

A resistência insulínica, e consenquentemente a hiperinsulinemia, têm sido apontado como causa de hiperandrogenismo, anovulação e infertilidade em pacientes com a síndrome do ovário policístico, por mecanismos já bem estudados nos últimos anos. Sua íntima correlação com aumento do peso corpóreo e da gordura visceral e, muitas vezes associada a síndrome metabólica, nos ajuda propor tratamentos que visam melhorar a qualidade de vida dessas mulheres, diminuição das suas comorbidades e retorno do seu potencial fértil.

Receba o PDF e Vídeo desse Artigo


Receba o PDF e Vídeo desse Artigo

“Mas a resistência à insulina pode ser a causa da maioria dos casos de diabetes tipo 2.” Pré-diabetes ocorre quando as células do corpo ficam resistentes à insulina, os níveis de glicose sanguínea se elevam mais que o normal e o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para compensar.

À medida que a resistência à insulina piora, os níveis de glicose no sangue podem ficar elevados também em jejum. Por isso, o médico pode pedir o exame de glicemia de jejum.

2. Niu Z1, Lin N, Gu R, Sun Y, Feng Y. Associations between insulin resistance, free fatty acids, and oocyte quality in polycystic ovary syndrome during in vitro fertilization. J Clin Endocrinol Metab. 2014 Nov;99(11)

O que é resistência à insulina Ovario Policistico?

A resistência à insulina acontece quando as células do corpo não respondem à ação desse hormônio e têm dificuldade para absorver a glicose do sangue, o que estimula uma produção de mais insulina, aumentando os níveis desse hormônio no sangue.

O teste oral de tolerância à glicose, ou curva glicêmica costuma ser solicitado somente quando o exame de glicose em jejum está alterado. Entenda melhor como é feita a curva glicêmica.

Este teste é um exame feito através da medição do valor da glicose no sangue antes e após a ingestão de cerca de 75 g de um líquido açucarado. A interpretação desse exame pode ser feita 2 horas após a ingestão do líquido, da seguinte forma:

Índice

Índice

Resistência à insulina é um termo que significa uma maior dificuldade de ação da insulina, isto quer dizer, são necessárias doses maiores de insulina do que o normal para o mesmo efeito. Isto, por si só, não configura diabetes, mas pode ser uma fase que precede o desenvolvimento do diabetes.

Quem tem hipotireoidismo pode doar sangue, mas é sempre importante consultar um médico. Já para quem tem hipertireoidismo, a doação é proibida, mesmo que a doença esteja sendo tratada.

O que é bom para o pâncreas voltar a produzir insulina?

O tratamento da resistência à insulina deve ser feito com a orientação do clínico geral ou endocrinologista, incluindo acompanhamento dos níveis de glicose no sangue e mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios físicos regularmente, perder peso e manter uma alimentação saudável e variada. Veja o que comer para controlar a resistência à insulina.

Ricos em nutrientes e fibras que ajudam a controlar o nível de glicemia no sangue, os carboidratos integrais - como arroz, pão e cereais - estão entre os alimentos indispensáveis para aumentar o nível de insulina.

Principais sintomas

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Na SOP, a resistência à insulina provoca deterioração da função das células beta do pâncreas, redundando em intolerância à glicose. Entender o conceito de resistência à insulina é relativamente fácil; o difícil é determinar qual paciente é insulino-resistente.

Uno de ellos es la insulina, una hormona liberada en el páncreas que está involucrada en el aprovechamiento de la glucosa como energía y que tiene una gran influencia sobre la sensación de saciedad. Por ello, gestionarla puede ser de gran ayuda para no pasar hambre cuando se sigue una dieta para adelgazar o controlar el peso.

Possíveis causas

O diagnóstico da resistência à insulina deve ser feito pelo endocrinologista, ou clínico geral, que vai avaliar os sintomas e sinais apresentados, e o histórico de saúde e familiar da pessoa.

Diversos fatores podem estimular ou inibir a produção da insulina. Por exemplo, exercícios físicos, jejum e substâncias como galanina e pancreastamina inibem sua produção. Por outro lado, aminoácidos (arginina, lisina e alanina), cálcio, potássio, glucagon, secretina e colestocinina estimulam a secreção desse hormônio.

Quais alimentos dão pico de insulina?

Quanto mais alto for o Índice Glicêmico de um alimento, maior cautela é preciso para consumi-lo. Farinha branca, açúcar refinado, arroz branco, refrigerante e bolacha recheada são alguns exemplos de alimentos de IG alto. Entre os moderados estão arroz integral, batata-doce, milho verde, pão sírio integral e banana.

O que significa quando a insulina está alta?

A insulina elevada pode refletir uma sobrecarga de trabalho do pâncreas diante do excesso de peso e/ou alimentação inadequada que levam a resistência da ação da insulina no organismo. Mas é preciso avaliar melhor o cenário clínico e laboratorial porque a insulina isolada não fornece um diagnóstico preciso.

O que causa o excesso de insulina no organismo?

A hiperinsulinemia pode ser provocada pela obesidade, sobrepeso, sedentarismo e consumo elevado de carboidratos refinados (farinha branca), que provocam aumento da glicose no sangue e consequentemente uma produção aumentada de insulina pelas células pancreáticas.