A contraindicação do açafrão já é comprovada para pessoas com problemas na vesícula biliar, alterações na coagulação, infertilidade, alterações hormonais e enfermidades graves. Os suplementos de cúrcuma não devem ser utilizados por menores, grávidas ou lactantes.
Depende. A planta contém uma substância chamada oxalato, que em grandes quantidades pode contribuir para o surgimento de cálculos renais em indivíduos que tenham predisposição para o problema.
Sendo assim, o consumo regular da cúrcuma pode trazer diversos benefícios para a saúde tais como: diminuir as inflamações e aumentar as defesas do corpo. Por isso, o consumo regular da cúrcuma é indicado para combater diversas doenças.
– Para um copo de água pura, junte uma colher de chá de açafrão em pó. – Depois, mexa muito bem este preparado, misture bem e beba de imediato. – Pode fazê-lo durante as refeições, mas também em jejum, todos os dias, assim que se levanta, mesmo antes de tomar o pequeno-almoço.
A cúrcuma pode ser uma aliada na perda de peso. Isso porque aumenta a queima de gordura no organismo e regula o nível glicêmico no sangue. Sabe-se que ao prevenir picos muito altos de insulina, o corpo não acumula gordura tão facilmente.
- É um antibiótico natural: além de saboroso, o chimichurri reduz a febre, trata a diarreia, e ajuda quem tá gripado ou com algum resfriado, sabia? Pois é! - Combate o envelhecimento: como o chimichurri é fonte de vitaminas B2 e C, ômega 3 e ferro, o corpo e a pele ficam mais protegidos do envelhecimento precoce.
A cúrcuma possui uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória que ajuda a melhorar a capacidade cognitiva, além de prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson ou demência.
Também conhecido como açafrão-da-terra, a cúrcuma é um tempero muito usado na culinária indiana, principalmente no curry. Ele ajuda na desintoxicação do órgão, potencializando sua capacidade enzimática de limpar o organismo e evitando problemas no fígado.
“Se a pessoa está muito sintomática, com níveis pressóricos baixos, beber um copo de água e deitar com as pernas para cima são atitudes que podem ajudar a elevar a pressão rapidamente e resolver aqueles sintomas desagradáveis de queda de pressão arterial”, afirma o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.
Frutas cítricas, incluindo toranja, laranja e limão, podem ter efeitos poderosos na redução da pressão arterial. Elas são ricas em vitaminas, minerais e compostos de plantas que podem ajudar a manter seu coração saudável, reduzindo os fatores de risco de doenças cardíacas, como hipertensão.
A cúrcuma pode ajudar no emagrecimento por possuir ação termogênica, estimulando o gasto energético e a queima de gordura corporal. Conheça outros alimentos termogênicos.
A contraindicação do açafrão já é comprovada para pessoas com problemas na vesícula biliar, alterações na coagulação, infertilidade, alterações hormonais e enfermidades graves. Os suplementos de cúrcuma não devem ser utilizados por menores, grávidas ou lactantes.
O urucum é rico em potássio, que é um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial, especialmente quando está alta, porque causa um relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sanguínea.
Por possuir ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, a cúrcuma pode ser recomendada, na forma de cremes ou cápsulas orais, para complementar o tratamento de problemas na pele como acne, alopecia, dermatite , líquen plano bucal ou psoríase.
Quando usada de forma terapêutica, a cúrcuma ajuda a aliviar a dor de cabeça e as dores nas articulações, como a que acontece na artrite reumatoide, por exemplo, uma inflamação das articulações que causa dor e dificuldade de movimentação. Conheça outros sintomas da artrite e como é feito o tratamento.
A cúrcuma possui compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer como de cólon, mama, intestino, bexiga e medula óssea.
A curcumina aumenta os níveis de alguns hormônios cerebrais e combate diversos processos degenerativos cerebrais. Assim, retarda muitas doenças cerebrais que causam diminuição na função cerebral e também melhora a memória. Pode ser benéfico também para prevenir demências como o Alzheimer.
A curcumina pode influenciar no equilíbrio da serotonina e dopamina, neurotransmissores que estão relacionados com o bem-estar e o bom humor. Por isso, a cúrcuma pode ser uma boa opção como tratamento complementar de algumas situações como depressão, ansiedade ou estresse.
Não há pesquisas científicas que apontem os riscos de consumo para gestantes e lactantes. Por isso, é necessário checar essa informação com um (a) médico (a) e ver se a cúrcuma é segura e qual quantidade indicada.
O açafrão-da-terra também pode desempenhar um papel importante na digestão. Por causa de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, pode contribuir para uma digestão mais saudável.
Já o açafrão-da-terra é uma planta da família do gengibre e é originária da Índia e do sudeste da Ásia. A principal diferença está na coloração interna da cúrcuma, que é amarelada e dá coloração e sabor extra em diversas receitas como arroz e legumes.