Chá de boldo O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal.
9 remédios caseiros para gordura no fígado
A semente que dá origem ao chá melhora a circulação sanguínea, bem como ajuda no controle da pressão arterial. Além disso, promove a redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no corpo. Portanto, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.
Chá de noz-moscada também é ótimo para tratar problemas de respiração. Outro ponto interessante do chá de noz-moscada é que, além de auxiliar na digestão, ele também é ótimo para a saúde do sistema respiratório. A bebida possui propriedades medicinais que ajudam a tratar problemas como asma, congestão nasal e tosse.
Cuidado! Nem todo mundo sabe que a noz-moscada, especiaria valorizada durante a época das grandes navegações, é considerada tóxica se usada em grandes quantidades. A intoxicação pelo tempero, que pode até matar, também causa alucinações.
Oito benefícios cientificamente comprovados da noz-moscada
Cuidados ao consumir a noz-moscada Sabe-se, no entanto, que é necessário uma quantidade muito além das habitualmente utilizadas em preparações culinárias para a manifestação de sintomas que podem incluir desde náusea, tontura, palpitações e sudorese, podendo causar alucinações e, em casos graves, até o coma.
Quantidade segura A quantidade máxima de noz-moscada que pode ser consumida sem oferecer riscos à saúde é de cinco gramas por dia.
Para não perder o aroma, a especiaria deve ser triturada ou ralada apenas na hora de colocar no prato. Com o que combina: seu sabor levemente adstringente acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite.
Formas de consumo da noz-moscada Pode ser encontrada em forma de pó, já ralada ou inteira, sendo que a opção mais indicada é ralar o ingrediente somente no momento do uso, para que assim ela possa manter suas propriedades originais, já que estes podem perder seus efeitos devido ao contato com o oxigênio.
Como Usar e Escolher Noz Moscada
Noz-moscada é uma especiaria muito aromática, utilizada tanto em pratos doces quanto em pratos salgados. ... Normalmente este tempero é associado a pratos doces e condimentados, tais como biscoitos, bolos de especiarias, pudins, tortas e custards.
Noz-moscada: auxilia a digestão. Além desses, os temperos prediletos para se usar nas carnes vermelhas são alecrim, que dá uma leveza ao prato, cominho e pimenta-do-reino.
Dessa mesma forma, ela pode ser utilizada para fazer um chá com diversas propriedades medicinais. Mas tome muito cuidado com a quantidade, pois acima de 5 gramas, o que equivale a uma noz inteira, ela pode causar alucinações visuais e auditivas, além de provocar descontrole motor.
Noz Moscada: Descrição Árvore de médio porte pode atingir cerca de 15,0 metros de altura, com boa ramagem e copa. A planta é dióica, isto é, encontramos uma com flores femininas e outra com flores somente masculinas, mas em algumas condições podem ocorrer flores de sexos diferentes na mesma planta.
A noz é uma fruta considerada seca, portadora de uma semente; poucas vezes será possível encontrá-la com duas sementes. As nozes reais provêm dos carvalhos, constituindo as bolotas; das avelaneiras, das faias, das castanheiras, das nogueiras e da castanha-de-caju.
Um fruto de casca rija, em botânica, é um fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria dos frutos de casca rija vem dos pistilos com ovários inferiores (veja flor) e não abrem na maturidade.
As nozes, assim como outras sementes, precisam de um ambiente úmido e frio antes da planta despertar da dormência e brotar. Isso leva de 3 a 4 meses para as nozes, dependendo da variedade, e durante esse período elas devem permanecer úmidas.