Doces concentrados (goiabada, marmelada, doce de leite, cocada, pé-de-moleque, geleia, compotas) Frutas secas e cristalizadas. Frutas oleaginosas (nozes, avelã, coco, amêndoa, castanha de caju e do Pará, amendoim, pistache) Feijão e outras leguminosas.
Caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola e uva passa. As frutas semi-ácidas têm uma quantidade menor de ácido cítrico em sua composição, e são mais bem toleradas em casos de problemas estomacais como gastrite ou refluxo. Todas as outras frutas podem ser consumidas normalmente em casos de gastrite.
A massa da tapioca não causa nenhuma alteração para quem tem gastrite, no entanto, quem sofre com gastrite e má digestão deve evitar recheios muito gordurosos, preferindo uma versão mais leve, à base de frutas, por exemplo.
3. Frituras e embutidos, como os salgadinhos de festa, salsicha, salame e mortadela. O efeito dos embutidos está associado à quantidade de corantes e conservantes que esses alimentos contêm, causando irritação da parede do estômago.
Gordura: frituras, carnes vermelhas, salsicha, linguiça e bacon, pois o excesso de gordura faz com que a comida fiquei mais tempo no estômago, aumentando a chance de refluxo. Cafeína: café, chás e chocolate, pois estimulam o estômago, favorecendo o refluxo. Bebidas alcoólicas: irritam o estômago e aumentam o refluxo.
1. Carne vermelha pode agravar a gastrite devido à presença de gorduras. Ao fazer a digestão da proteína presente nas carnes vermelhas, o estômago acaba liberando uma quantidade de enzimas digestivas que pode piorar a inflamação.
Olá, boa tarde! Pode comer aveia sim! Para quem tem gastrite prefira carnes magras, alimentos cozidos, assados ou grelhados, temperos frescos, frutas não ácidas, verduras e chás claros (erva-doce, camomila).
Depende do estágio da gastrite. O que não recomendo é o leite puro,pois tem efeito rebote . Visto que seu organismo já está sensível, ingerindo leite fermentado e derivados, poderá causar reações desconfortáveis ou intensificar o quadro, logo não recomendo.