A gastrite é uma das condições mais comuns nos dias de hoje. Esta patologia consiste na irritação da mucosa do estômago e das paredes gástricas e resulta de uma má alimentação (de acordo com o que o paciente come e como preparar os alimentos), do estresse, do uso desmedido de medicamentos ou por cula da bactéria Helicobacter pylori.
Além disso, uma pesquisa divulgada no ano de 2009 na publicação Cancer Prevention Research (Pesquisa de Prevenção ao Câncer, tradução livre) descobriu que pessoas que tinham sido alimentadas com 70 g – em torno de uma xícara – de brotos de brócolis por dia tiveram menos inflamação e infecção estomacais do que aqueles que comeram uma quantidade parecida de brotos de alfafa, que não contêm o sulforafano em sua composição.
A dieta para gastrite e úlcera pode variar de uma pessoa para outra, já que a tolerância aos alimentos não é igual para todos. Por isso, é importante que o nutricionista seja consultado para que seja feita uma avaliação geral e seja possível indicar um plano alimentar adaptado às necessidades de cada um.
Além disso, um outro estudo [4] mostrou que o suplemento de açafrão também pode ajudar a diminuir o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a massa gorda total.
Uma boa estratégia é criar um diário alimentar, onde são registrados os alimentos e bebidas ingeridos durante o dia, pois ajuda a identificar os alimentos responsáveis por causar ou piorar os sintomas e, assim, evitá-los. Além disso, existem alguns remédios caseiros que podem ser consumidos o dia a dia, como suco de batata e chá de acelga, que possuem propriedades calmantes que ajudam a aliviar os sintomas. Veja como preparar os remédios caseiros para gastrite.
Seja qual for o tipo de gastrite que se tenha, a pessoa que sofre com o problema sabe que além de seguir as orientações do tratamento recomendado pelo médico, precisa tomar cuidado com a alimentação para não ingerir comidas que deixem o problema ainda pior e certificar-se de consumir aquelas que não causarão nenhum tipo de incômodo.
Já fez alguma endoscopia? Eu sofro com o mesmo problema, no meu exame deu gastrite, refluxo, esofagite e uma bactéria no estômago, já comecei a tomar o medicamento e já senti melhora.
Os alimentos incluídos no cardápio são apenas um exemplo, pois a dieta pode variar conforme a tolerância alimentar de cada pessoa. Por isso, é importante que a pessoa consulte o nutricionista para que seja realizada uma avaliação completa e seja elaborado uma dieta adequada às necessidades individuais.
Além disso, o açafrão também tem propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção de substâncias inflamatórias e tóxicas para os neurônios. Entretanto, ainda são necessários mais estudos que comprovem esse benefício.
O açafrão é uma planta medicinal que tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo vários benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de TPM, ajudar no controle da diabetes, promover o emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.
Então, esses participantes foram divididos em dois grupos: um que tomou 200 ml de iogurte com Lactobacillus e Bifidobacterium, antes de utilizar quatro tipo de medicamentos do tratamento convencional e outro que não utilizou o iogurte e seguiu apenas o tratamento.
O terceiro item da lista de alimentos bons para gastrite é o iogurte, que em alguns casos contém substâncias que ajudam a controlar o equilíbrio entre as boas e as más bactérias no intestino. Especialmente os produtos que contêm Lactobacillus e Bifidobacterium mostraram-se eficazes para diminuir a infecção e melhorar a eficiência de tratamentos convencionais para gastrite e úlcera.
Nossa , sinto dor no estômago, sinto ele pesado , algo preso na garganta, sensação pesaima ate falta de folego, estômago parece q incha , n sei mas qundo ele doie sie e fome ou ele ta doend msm por causa da gastrite
As bolachinhas também podem ser mantidas na dieta de uma pessoa com gastrite, mas apenas as de água e sal e maisena, as recheadas devem ser abandonadas por serem gordurosas. Assim, como aconselhamos em relação às frutas, uma porção dessas bolachas pode ser consumida no intervalo entre uma refeição e outra para evitar que o estômago fique vazio e o suco gástrico machuque suas paredes.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Tenho gastrite crônica leve, nossa minha boca queima arde a linga e a garganta.faco dieta não como é nem bebo nada proibido, e não sinto melhoras, não sei o que faço são tantas opinião , qual a certa? Me sinto bem tomando leite, mas todos diz que falamos mal. Agora me ensinaram a tomar espinheira santa. 3 x ao dia 1 comprimido antes das refeições.e também água de coco com couve batido no liquidificador pela manhã, comecei hj estou com muita fé.
Esta substância é um potente irritante gástrico e deve ser evitada durante o tratamento da gastrite. 9. Frutas cítricas, como laranja, mexerica, limão, maracujá, abacaxi e kiwi. De acordo com a nutricionista Amanda Epifânio, o teor de acidez das frutas cítricas pode agravar a lesão gástrica e causar dor.
Faça o mesmo com refrigerantes, sucos industrializados e frituras. Ah, e tome cuidado com as cítricas, elas são muitas e normalmente acompanham diversas receitas. As mais comuns são laranja, tangerina, uva, limão, abacaxi, acerola, morango, kiwi, ameixa, maracujá, caju, jabuticaba, romã e frutas cristalizadas.
Modo de fazer