Então já sabe: se você beijou um familiar, amigo ou conhecido e sentiu um gosto mais salgado que o normal, procure ajuda médica. O seu beijo pode salvar uma vida e levar ao diagnóstico da Fibrose Cística.
Os principais sintomas da fibrose cística Os sintomas da fibrose cística se manifestam de diversas formas, de acordo com a idade do paciente. Nos primeiros meses de vida podem ser identificados sinais como entupimento do intestino, dificuldade para ganhar peso, tosse com secreção e desidratação sem motivo aparente.
Um gene defeituoso e a proteína produzida por ele fazem com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o usual. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões.
A fibrose cística é causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza um líquido anormalmente denso e pegajoso, conhecido popularmente como muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas. NÃO PARE AGORA...
Quando o teste do pezinho vier alterado para Fibrose Cìstica, é necessário realizar também o Teste do Suor, para confirmar ou descartar o diagnóstico. O Teste do Suor é considerado o exame padrão ouro para o diagnóstico da Fibrose Cística. Ele pode ser realizado em hospitais e laboratórios de todo o Brasil.