Quem Tem Enfisema Pulmonar Pode Morrer?

Quem tem enfisema pulmonar pode morrer

O enfisema pulmonar é uma condição que se caracteriza pela destruição dos alvéolos pulmonares. Os alvéolos pulmonares são sacos aéreos minúsculos que ficam na parte final das vias respiratórias, por onde ocorrem as trocas de gases oxigênio e dióxido de carbono com a corrente sanguínea. Em conjunto, os alvéolos formam parte dos pulmões. Portanto, quando estão comprometidos estruturalmente, ocorre uma obstrução para a passagem de ar (1,2).

No enfisema panlobular a distinção entre os ductos alveolares e os alvéolos torna-se difusa. Os alvéolos perdem os seus ângulos agudos, aumentam de tamanho e consequentemente perdem o seu contraste com os ductos aéreos.

Tratamento

O reconhecimento do enfisema panlobular ligeiro é muito difícil. Ao contrário do enfisema centrilobular, o enfisema panlobular atinge mais os lobos inferiores. O exame histológico é um método mais sensível de reconhecer o enfisema panlobular.

Dependendo do seu quadro clínico, o médico pode indicar reabilitação pulmonar, que nada mais são do que exercícios que fortalecem os seus pulmões. Além disso, você poderá também interagir com outras pessoas que possuem a doença através de sessões, aumentando, assim, o seu bem estar e auto estima.

O tratamento deve ser estipulado pelo médico pneumologista (especialista em doenças dos pulmões). O doente deve consultar o médico se tiver falta de ar inexplicável durante vários meses e está a interferir com as suas atividades diárias. Deve ponderar quando atribui estas queixas ao sedentarismo, idade ou ao peso.

Read more articles

Read more articles

O Raio x (RX) de tórax é útil como auxiliar de diagnóstico no enfisema avançado e para excluir outras causas de falta de ar ou complicações do enfisema. Convém salientar que uma radiografia normal não exclui a presença de enfisema.

O tratamento do enfisema pulmonar é feito pelo pneumologista, que pode indicar o uso de remédios para expandir as vias aéreas, como broncodilatadores e corticoides inalatórios, fisioterapia respiratória, oxigenoterapia, ou nos casos mais graves, cirurgia ou até transplante pulmonar.

O que é enfisema pulmonar?

Os sintomas no enfisema pulmonar avançado, já são bem evidentes e limitantes, a saber: Hipoxia (baixa quantidade de oxigénio no sangue), falta de ar em repouso, fraqueza muscular generalizada e desnutrição. Como consequência deste envolvimento sistémico, o enfisema pulmonar pode levar à morte.

O enfisema pulmonar e a bronquite crónica são causas de obstrução brônquica e são englobadas numa única patologia designada por doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Deste modo, muita da abordagem e do tratamento do enfisema é indissociável da DPOC.

Artrose (osteoartrite)

Artrose (osteoartrite)

No enfisema, os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono. Alvéolos saudáveis são minúsculos, numerosos, esponjosos e elásticos. No enfisema, são maiores, menos numerosos e comparativamente mais rígidos. Nos estágios avançados da doença, a pessoa fica impossibilitada de executar até mesmo atividades físicas insignificantes e pode necessitar de oxigênio suplementar. Nesses casos, o enfisema pode ser fatal.

Outros medicamentos podem ser prescritos para quem possui enfisema pulmonar, como antibióticos, que previnem possíveis infecções mais graves, e mucolíticos, para diminuir o muco formado por conta da obstrução dos canais respiratórios.

O enfisema pulmonar é uma doença grave, sendo a causa mais frequente o fumo do cigarro. Da lista de causas fazem também parte o tabagismo passivo, combustíveis de biomassa (fumo das lareiras e cozinhar à lareira), fumos laborais e poluição atmosférica.

Como confirmar o diagnóstico

Essas condições podem causar destruição progressiva dos alvéolos pulmonares, fazendo com que o oxigênio não consiga entrar de forma adequada no corpo, levando ao surgimento dos sintomas.

A análise por medidas quantitativas de densidade pulmonar, é uma técnica promissora para a detecção precoce de enfisema, mas o seu papel no diagnóstico e monitorização precoce ainda não está estabelecido.

O que é Enfisema

diagnóstico de enfisema pode ser equacionado com base na história clínica, exame objetivo (tórax enfisematoso) e no exame de radiologia (radiografia do tórax), no entanto é com base na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) do pulmão que o diagnóstico é feito.

No enfisema pulmonar (tal como na DPOC) o sintoma inicial é a falta de ar quando o doente efetua grandes esforços, como por exemplo caminhada ou subir escadas. À medida que a doença evolui começa a interferir com as atividades diárias e surge falta de ar quando realizam pequenos esforços, como por exemplo tomar banho. Os doentes com enfisema pulmonar também têm aumento das glândulas mucosas dos brônquios que levam a uma maior produção crónica de muco e consequentemente tosse crónica com expectoração (“catarro do fumador”).

Que tipo de exame faz para os pulmões?

Exames de imagem
  • Radiografia do tórax – Para avaliar a estrutura dos pulmões e a cavidade torácica.
  • Tomografia computadorizada – Para uma avaliação mais detalhada da estrutura pulmonar.
  • Ressonância magnética – Visão detalhada dos órgãos e dos vasos do tórax.
  • Ultrassonografia – Para detectar líquido na cavidade pleural.
Mais itens...•25 de dez. de 2019

É enfisema pulmonar?

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.