A sacarose e alimentos contendo sacarose não são proibidos para as pessoas com diabetes, uma vez que esta não aumenta a glicemia mais do que outros carboidratos, quando ingerida em quantidades equivalentes. Dessa forma, pode ser inserida no contexto de uma alimentação saudável.
Que cuidados devem ser tomados? Pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum.
Alimentos como aveia, arroz integral, feijão e lentilhas também possuem alto valor de fibras, o que facilita na "limpeza" dos triglicérides. Outro benefício é que as fibras solúveis também auxiliam a diminuir o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim. Inclua essa carne mais vezes no cardápio da semana.
Tudo depende do nível do triglicérides, e se está em uso de medicamento. A macaxeira e batata doce em porções pequenas, não irão fazer mal. O pão integral seria um pior vilão em relaÇão aos outros. O queijo branco, pode comer com moderação.
Para reduzir níveis alterados de colesterol e triglicérides, é imprescindível o consumo de vegetais, e um modo ideal de consegui-lo é mediante as saladas, sucos e batidas.
Assim, o ideal é evitar, sempre que possível, adicionar açúcar refinado nas comidas, além de evitar alimentos com açúcar como chocolates, refrigerantes, comidas industrializadas e os diferentes tipos de doces, por exemplo.
Outros alimentos bons para baixar o colesterol e o triglicérides altos são: abóbora, alcachofra, alho e aveia.