As frutas para diabéticos são principalmente as frescas, as que podem se comer a casca ou o bagaço, e as que são ricas em fibras, como tangerina, maçã, pera, kiwi e laranja com bagaço. A fibra das frutas diminui a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvida no organismo, ajudando a equilibrar os níveis de glicose no sangue.
Além disso a pectina também têm um efeito anti-inflamatório que pode ajudar os diabéticos a se recuperar mais rápido de infecções. Também são ricas em antioxidantes que aumentam a imunidade.
Além disso, ao comer o tipo certo de fruta, você ajuda as pessoas com diabetes a estabilizar os níveis de glicose no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. Então, quais frutas você deve comer? Vamos dar uma olhada em algumas das melhores opções. Mas primeiro, vamos mergulhar em alguns detalhes sobre a relação entre frutas e diabetes.
Maçãs são outras ótimas frutas para diabéticos, pois têm baixo IG e estão disponíveis durante o ano todo. As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol e regular os níveis de açúcar no sangue e a função intestinal.
A diabetes é uma condição em que o organismo não é capaz de produzir insulina ou não consegue utilizar adequadamente o hormônio produzido pelo corpo. A insulina trabalha no controle da quantidade de glicose (açúcar) encontrada no sangue.
Quem tem diabetes precisa ter muito cuidado com frutas secas. Isso ocorre porque a desidratação pela qual elas passam acaba concentrando mais seus componentes, entre eles a frutose, o açúcar natural das frutas. Além disso, elas perdem tamanho, o que faz com que uma porção ingerida contenha mais carboidrato que o alimento in natura.
Meu Pai vive com a Diabete tipo 2 a 18 anos e a 3 semana ele feriu-se no pé direito e o ferida não estava a reagir bem aos tratamentos os médicos acharam melhor amputar a perna e como disseram que era a única solução nos aceitamos e a cirurgia correu bem. A minha preocupação é com relação ao tempo que essa ferida vai levar a curar e se alguém souber algum tratamento a seguir eu agradecia. ?
Quando se tem diabetes, é importante controlar o índice de glicose no sangue o tempo todo, o que significa que a pessoa deve estar atenta ao Índice Glicêmico (IG) de cada alimento, que é a medida dos efeitos dos alimentos ricos em carboidratos (como as frutas) na velocidade em que o nível de açúcar do sangue sobe.
É importante que o diabético prefira comer as frutas sempre junto com outros alimentos, durante ou após o almoço e jantar, pois os nutrientes das refeições, como gordura, fibras e proteína ajudam a diminuir a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvido no sangue.
Outra fruta recomendada para diabéticos, por possuir índice glicêmico baixo, além de ser opção disponível durante todas as estações do ano. A pera é rica em vitaminas e minerais, e uma boa fonte de fibras, o que ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, diminui o colesterol e melhora a saúde digestiva.
É importante comer uma variedade de frutas frescas diferentes para obter o máximo benefício. Então misture tudo e experimente algo novo todos os dias! Você pode até desfrutar de algumas frutas como parte de um lanche ou sobremesa saudável.
Além desses, o chocolate amargo, de preferência com 80% ou mais de cacau, também é permitido na diabetes, mas deve ser consumido com moderação de acordo com a orientação do nutricionista.
Outra questão importante: por serem ricas em fibras, as frutas podem ajudar o paciente, pois controlam os níveis de açúcar no sangue. Assim, o açúcar da fruta já vem acompanhado de um "antídoto". O que os especialistas dizem é que as pessoas com diabetes precisam comer de três a cinco porções de frutas por dia, preferencialmente de forma fracionada. É importante também evitar frutas muito maduras, que têm concentração de frutose maior.
Por exemplo, você saberia dizer quais frutas que diabético pode comer? Por mais que sejam classificadas como alimentos saudáveis, que são dotados de vitaminas, minerais e fibras, que limitam a absorção de glicose por parte do corpo e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, elas também exigem cuidados ao serem selecionadas na montagem da dieta para quem foi diagnosticado com diabetes.
O ideal é comer sempre pequenas porções de alimentos a cada 3 horas, realizando 3 refeições principais e de 2 a 3 lanches por dia (ao meio da manhã, ao meio da tarde e antes de dormir), devendo-se respeitar os horários das refeições. Veja como deve ser a dieta na diabetes.
Para uma vida mais saudável, é recomendado o consumo de frutas diariamente. Repletas de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes, elas ajudam nosso corpo a se prevenir de várias doenças.
As frutas podem entrar na dieta do diabético no lugar de outras fontes de carboidratos como amidos, grãos e produtos laticínios. Por exemplo, elas podem compor o prato de uma refeição na forma de um pedaço pequeno de fruta ou em ½ xícara de salada de frutas, no lugar das fatias de pão, biscoitos ou bolo que são outras fontes de carboidratos.
Quando você bebe suco de frutas puro ou um rico smoothie com infusão de frutas, é importante limitar sua ingestão devido ao alto teor de açúcares naturais. Alguns sucos podem ter um IG ainda maior do que o refrigerante! A melhor hora do dia para beber suco é após o exercício, quando os níveis de glicose no sangue tendem a cair rapidamente. Isso pode ajudar a prevenir os sintomas de hipoglicemia causados por baixos níveis de açúcar no sangue.
Praticamente todas as frutas são permitidas para quem tem diabetes, desde que ingeridas em quantidade limitada, dando preferência àquelas com menor quantidade de carboidratos e consumidas com bagaço e casca.
Sete Alimentos que Todo Diabético Deve Evitar
Diabéticos, grávidas e crianças podem usar? Sim, Stevia é seguro e pode ser usado por pessoas diabéticas, mulheres grávidas ou crianças porque não tem efeitos colaterais, nem causa alergia.
É importante saber que o açúcar mascavo e mel são mais saudáveis por conterem mais nutrientes, mas, assim como o açúcar branco, aumentam a glicemia e favorecem o ganho de peso. Passa por um leve processo de refinamento, porém, não recebe nenhum aditivo químico, preservando melhor seus nutrientes.
Quantidade segura para consumo A dose máxima recomendada de adoçante para consumir por dia é de 6 pacotinhos de um grama quando o adoçante é em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos.