Veja se é verdade que a batata-doce é boa para diabetes, qual a quantidade ideal para consumo e como usar na sua dieta essa ótima fonte de carboidratos.
Em resumo, quem tem diabetes pode comer batata-doce com moderação, desde que esteja atento à quantidade consumida e à combinação com outros alimentos. A batata-doce pode ser uma ótima alternativa para diabéticos, desde que inserida em uma dieta balanceada e acompanhada de um estilo de vida saudável. Consulte sempre um profissional de saúde antes de fazer mudanças significativas em sua alimentação.
Uma outra dica muito interessante é comer a batata doce com pele. A pele é uma das porções mais ricas em fibras e esse consumo vai evitar o pico de glicemia após a alimentação e também fazer com que sua ingesta diária de fibras aumente bastante. Basta limpar bem antes de consumir a batata doce.
“Use frutas com casca, cereais integrais e tenha uma boa ingestão de gorduras boas, como azeite e carnes magras como peixe ou frango”, completa.
Portanto, se você foi diagnosticado com a diabetes, deve conversar com o médico responsável pelo seu tratamento a respeito de como deve ser o seu consumo de batata e outros alimentos nas refeições, tendo em vista as particularidades e necessidades especiais do seu caso.
Saiba por que a batata-doce é boa para diabetes e aproveite esse alimento em sua dieta caso você seja portador da condição. Mas antes, veja abaixo as informações nutricionais da batata-doce e compare ela com a inglesa.
A diabetes é uma doença que atinge mais pessoas a cada ano, e por isso sempre surgem dúvidas sobre quais alimentos o diabético pode comer, e um deles é a batata doce.
Alimentos de baixo índice glicêmico e que são compostos por carboidratos complexos são uma boa opção para a dieta das pessoas que sofrem com diabetes.
Leia também: Quem tem diabetes pode tomar leite? Especialista responde
Mas será que todo mundo mesmo pode saborear o alimento tranquilamente ou quem tem alguma doença precisa tomar cuidado com a batata? Por exemplo, será que o diabético pode comer batata?
Portanto, ao ser diagnosticado com diabetes, procure saber prontamente com o médico responsável por seu tratamento como a sua alimentação deverá ser daqui para a frente.
Como o índice glicêmico da batata-doce é muito menor do que a inglesa, ela é ideal para o controle da diabetes. Portanto, ingerir batatas-doces em quantidades moderadas irá ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, mesmo em pessoas diabéticas.
Alimentos com alto teor de carboidratos, como muitas sobremesas, grandes quantidades de massas, pães, e refrigerantes, por exemplo, podem fazer com que seus níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente poucos minutos após a ingestão.
Mas a lista não termina por aí, a doença também pode causar a pressão arterial alta, o aumento das chances de ter um acidente vascular cerebral (AVC), a síndrome hiperosmolar não cetótica (SHNC, caracterizada por hiperglicemia, extrema desidratação e alteração no nível de consciência) e gastroparesia (demora no esvaziamento do estômago).
Apesar desses dois fatores, a batata-doce tem um baixo índice glicêmico, sendo esse o valor de número 44. Vale lembrar que o índice glicêmico começa a ser considerado alto quando esse número ultrapassa o 69.
Com as nossas dicas tentamos ajudar os nossos leitores mas de forma alguma deve ser utilizado o site para substituir o trabalho de um especialista. Consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer uma das nossas dicas. O dicas não terá qualquer responsabilidade pelos seus actos.
A batata-doce se popularizou devido, principalmente, à sua relação com a boa forma e a saúde. No entanto, o consumo desse alimento pode ser um mistério para os diabéticos. Afinal, o diabético pode comer batata-doce ou não? Esclareça algumas dúvidas sobre esse grande questão.
Isso porque, de acordo com Dlugos, a diabetes aumenta os riscos de desenvolvimento de doença no coração. “No lugar da manteiga, dê sabor às suas batatas (amassadas) com ervas e especiarias. Corte o sal, porque uma dieta rica em sal leva à hipertensão, um fator de risco para a doença no coração”, completou a mestra em dietética.
Como já se sabe, os antioxidantes dos alimentos carregam uma série de benefícios. Eles são excelentes para combater o envelhecimento precoce e as células cancerígenas, por exemplo. Para a felicidade dos amantes desse tubérculo, a batata-doce é rica também nos incríveis antioxidantes.
Porém, vale lembrar que ela também é um alimento que contém carboidratos. Meia xícara de batata doce (ou 1/4 do seu prato) conta como uma porção de carboidratos na sua refeição. Por isso, o ideal é evitar adicionar muitos carboidratos de outras fontes no seu prato ao consumir a batata doce (como arroz, por exemplo).
Vale lembrar que um bom momento para consumir alimentos com mais carboidratos ou com maior índice glicêmico é logo após uma atividade física, pois o impacto na glicemia será minimizado.
Isenção de responsabilidade: Quaisquer informações sobre doenças e tratamentos disponíveis neste canal são apenas para orientação geral e nunca devem ser consideradas um substituto para o conselho fornecido pelo seu médico ou outro profissional de saúde qualificado. Sempre procure o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde qualificado se tiver dúvidas sobre sua condição médica.
Veja também: Contagem de carboidratos para diabéticos – Tabela e como fazer
Embora o índice glicêmico seja baixo e a batata doce seja rica em fibras, isso não quer dizer que devemos ignorar a quantidade de carboidratos presentes na raiz.
Doces e chocolates podem ser consumidos por pessoas com diabetes, Se estiverem dentro de um planejamento alimentar combinado com exercícios físicos. Há algum tempo, eles deixaram de ser proibidos.
Quando um diabético consome açúcar exageradamente, o nível de glicose fica descontrolado, resultando num quadro conhecido como hiperglicemia. Entre as complicações estão a desidratação, dificuldade de enxergar, podendo entrar estado de coma.
Quando o assunto é diabetes, muitos se perguntam se quem tem a doença pode comer doces. A resposta sim, pode consumir alimentos com açúcar, mas é preciso ter cuidado com a quantidade e a qualidade das suas sobremesas.
Com moderação, pode tomar sorvete e comer todas as frutas sim. Deve-se se atentar a frequência e quantidade. Se usar insulina, ajustar a dose ao consumo de carboidratos. Para orientações para seu caso, entre em contato com seu endócrino ou nutricionista de confiança.
Segundo a nutricionista, a fruta pode ser uma grande aliada das pessoas com diabetes. — O ideal é bater, no liquidificador, a polpa e a casca, que ajuda a absorver rapidamente o açúcar do organismo — diz Ana — Para cada duas polpas da fruta, o ideal é usar pelo menos meia casca de maracujá.