Qualquer queijo cujo principal ingrediente seja o leite integral será fonte de gorduras saturadas. Podem ser substituídos por cottage, ricota, requeijão light, minas frescal light (cuidado com o tamanho da fatia), queijo prato light, mas sempre usando com moderação.
– Qual o queijo mais indicado para quem tem colesterol alto? Queijos mais brancos, como frescal, e melhor ainda é o queijo cottage, pois é o mais magrinho de todos!
Não se deve usar manteiga, mas sim margarina especiais. Já há no mercado margarinas com esteróis vegetais (fitosteróis) que comprovadamente ajudam a baixar os níveis de colesterol LDL. As duas marcas mais famosas são Becel pro-activ® e Benecol®.
Olá! Apesar da margarina possuir o selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia não é saudável por ser um produto sintético baseado em gordura trans, além de ser classificada como um alimento ultraprocessado. Segundo o Guia Alimentar da População Brasileira devemos evitar estes alimentos.
Dê preferência a margarinas com fitoesteróis que ajudam na redução do colesterol. A Becel pro-active é um exemplo. Os fitoesterois contêm substâncias antioxidantes e estudos recentes têm indicado a importância deles para quem quer controlar as taxas de colesterol no organismo.
"A pectina, fibra solúvel do arroz integral, também ajuda a reduzir outro fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares: o colesterol", acrescenta a nutricionista.
Por conter alto teor de carboidratos, a tapioca pode ser adicionada na rotina alimentar sem que você tenha que se preocupar com as gorduras ruins – aquelas que colaboram na elevação das taxas de colesterol.
Sob a visão dos nutricionistas, a tapioca não é rica em nutrientes e tem alto índice glicêmico, o que eleva os níveis de glicose. Quem come muita tapioca e não a gasta, a gordura aparece. As fibras, também essenciais para uma dieta equilibrada, também não acompanham a composição do alimento.
A Tapioca se for consumida em quantidades moderadas e sem recheios gordurosos ou doces ajuda a emagrecer, porque é ótima para diminuir o apetite. Trata-se de uma boa alternativa ao pão, que pode ser integrada na dieta para variar e aumentar o valor nutricional da alimentação.
A tapioca é amiga da dieta! Combinada a recheios e ingredientes saudáveis, o alimento pode ajudar nos processos de perda de peso e emagrecimento.