A berinjela é indicada para ajudar no tratamento do colesterol alto por ser rica em fibras que formam um gel no intestino, impedindo a absorção e aumentando a eliminação de gordura pelas fezes.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
1 filé de frango grelhado + 3 col de sopa de arroz integral + 2 col de sopa de feijão + 1 prato de sobremesa de salada com alface, tomate, agrião e cebola, temperada com 1 col de chá de azeite de oliva + 1 tangerina
De forma geral, os sintomas do colesterol alto não se manifestam, mas pode-se suspeitar quando o indivíduo estiver acima do peso ideal, sendo sedentário e com uma alimentação errada, abusando de doces, frituras, gorduras e bebidas alcoólicas.
Da mesma forma, é importante aumentar a ingestão de alimentos antioxidantes como tomate, uva, açafrão e castanhas. Isso porque esses alimentos ajudam a diminuir o colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo doenças como infarto e aterosclerose.
As fibras contidas na aveia promovem a sensação de saciedade, além de controlar a taxa de açúcar no sangue, melhorar a circulação e reduzir a absorção de gordura. Ao mesmo tempo que diminui a concentração de colesterol total, triglicerídios e lipídios totais, o alimento aumenta os níveis de HDL no organismo.
Caso queira adoçar, prefira tipos de adoçantes naturais, como stevia e ou xilitol.
Para manter as propriedades saudáveis da berinjela, é recomendado que o alimento seja consumido grelhado, assado ou cozido. Também é aconselhável utilizar a berinjela em pratos frios porque o vegetal absorve muita gordura.
O consumo de berinjela também pode prevenir problemas intestinais, devido à presença de fibras nesse vegetal que ajudam a eliminar toxinas, facilitar a digestão e regular o trânsito intestinal, melhorando a prisão de ventre e diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer gástrico ou de cólon.
Basta fatiar a berinjela e colocar numa travessa. Cobrir com o azeite e depois adicionar os demais temperos. Levar ao forno por cerca de 15 minutos em fogo médio, até ficar dourada. Pode-se ainda polvilhar um pouco de queijo mussarela por cima, antes de levar ao forno para gratinar.
Por sua vez, a nutricionista Megan Ware afirmou que análises de laboratório dos compostos fenólicos da berinjela mostraram que o alimento é composto por uma substância conhecida como ácido clorogênico, que atua como um antioxidante. “Foi demonstrado que o ácido clorogênico diminui os níveis do LDL (o colesterol ruim)”, completou a nutricionista.
O exame do colesterol pode ser feito tanto em jejum de até 12 horas quanto sem jejum, no entanto é importante seguir a recomendação do médico, principalmente se outro exame tiver sido indicado.
A berinjela é um dos alimentos que podem compor uma dieta voltada para auxiliar a diminuição dos níveis de colesterol, graças ao fato do alimento ser classificado como uma boa fonte de fibras solúveis.
Além disso, é fundamental também praticar atividades físicas regularmente, já que melhoram a saúde das artérias e aumentam os níveis de colesterol “bom”, o HDL, no sangue, mantendo a saúde do coração. Conheça mais sobre o colesterol HDL.
Os alimentos devem ser sempre cozidos, assados, grelhados ou ao vapor, evitando-se frituras. Além disso, alguns chás que ajudam a baixar o colesterol também podem ser consumidos, como chá de alcachofra ou dente-de-leão. Confira outros chás para o colesterol.
Apesar de ser um legume rico em vitaminas e minerais, as propriedades da berinjela para melhorar o colesterol ainda são as mais conhecidas. Antioxidante e com poder digestivo, esse alimento também contribui com a prevenção de doenças e o controle do peso.