É importante que a pessoa com asma evite sa e os alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas, além de produtos industrializados, principalmente durante uma crise. Estes alimentos são pró-inflamatórios, de modo que favorecem a inflamação do organismo e diminuem as defesas, dificultando o controle da asma.
Com bases nesses resultados, concluiu-se que adultos com asma sintomática persistente apresentaram menos exacerbações de asma e melhoraram a qualidade de vida quando tratados com azitromicina oral durante 48 semanas. Desta forma, a azitromicina pode ser considerada uma terapia complementar útil na asma persistente.
Broncodilatadores ajudam a relaxar e alargar (dilatar) as vias aéreas. Broncodilatadores incluem medicamentos beta-adrenérgicos (tanto para alívio rápido dos sintomas como para controle em longo prazo), anticolinérgicos e metilxantinas.
Outros medicamentos são ocasionalmente usados no tratamento da asma. Esses medicamentos podem ser usados em circunstâncias específicas. Magnésio é frequentemente administrado na veia para crises agudas, no pronto-socorro.
– FUMAÇA DE CIGARRO – a fumaça do cigarro é prejudicial aos asmáticos, mesmo se o doente não fumar. Asmáticos filhos de pais fumantes estão sujeitos a piora dos sintomas e da própria gravidade da asma. A fumaça do cigarro, além de aumentar os sintomas também pode aumentar a inflamação dos brônquios.
A maioria dos asmáticos pode ter uma vida normal, exatamente igual a de pessoas da mesma idade que são saudáveis e não têem asma. Além disso, a grande maioria dos asmáticos não precisa se privar de nada. Para tanto, basta apenas seguir algumas regras:
– ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO – os pêlos de animais podem piorar a asma, mas o grau e a frequência da exposição é que determinarão os sintomas. Além dos pêlos, a descamação da pele do animal, a saliva, a urina e outros tipos de excreções podem ser gatilhos da asma e essas podem ficar no ambiente por até seis meses após a retirada do animal. Alguns animais são considerados capazes de provocar alergias mais do que outros, tais como gatos e cavalos.
O brometo de ipratrópio é um remédio antimuscarínico que age de forma rápida ajudando a dilatar os brônquios nos pulmões, podendo ser indicado pelo médico para o tratamento de crises de asma grave e mal controlada, mas também pode ser indicado para complementar o tratamento com corticoides e broncodilatadores inalatórios.
Inicialmente o médico pergunta sobre o que você sente e tenta entender como os seus sintomas podem fazer parte da doença. Assim, você será perguntado sobre falta de ar, chiados no peito, cansaço, tosse, produção de muco (secreção tipo clara de ovo), dificuldade para fazer suas tarefas e/ou exercícios habituais.
Beta-adrenérgicos de ação ultralonga também não são usados como monoterapia, pois eles podem causar o mesmo aumento no risco de morte causado pelos medicamentos de ação prolongada. Assim, os médicos sempre os prescrevem corticosteroides inaláveis para serem usados concomitantemente.
A asma eosinofílica é um tipo de asma grave, causada por um aumento da quantidade de glóbulos brancos no sangue, chamados eosinófilos, que fazem parte do sistema de defesa do organismo combatendo infecções bacterianas.
Para evitar que a crise respiratória ocorra durante o sexo, certifique-se de que sua asma esteja controlada com medicamentos que funcionem para você. Além disso, busque amenizar a ansiedade. Quando estiver transando, evite ficar por baixo.
– EXPOSIÇÃO AO AR FRIO – Ar muito frio e seco pode desencadear sintomas de asma por irritar os brônquios do asmático. Contudo, esse ar tem que ser muito frio, como o que ocorre nos invernos.
Um nebulizador pode ser usado para administrar beta-adrenérgicos diretamente aos pulmões. Um nebulizador usa ar pressurizado ou de ondas de som ultrassônicas para criar uma névoa contínua de medicamento que é inalada sem a necessidade de se coordenar a respiração com a administração. É frequente que os nebulizadores sejam portáteis e algumas unidades podem até mesmo ser conectadas à fonte de energia do carro. Nebulizadores e inaladores de doses controladas muitas vezes fornecem diferentes quantidades de medicamento com uma dose única, mas ambos são capazes de fornecer quantidades suficientes de medicamento aos pulmões. É menos provável que o tratamento com um nebulizador alcance vias aéreas mais distantes em pessoas que estejam respirando confortavelmente sem inspirar profundamente, tornando o tratamento com nebulizador menos eficaz do que um inalador dosimetrado usado corretamente ou uma formulação de pó seco.
Deve-se evitar ter dentro de casa tapetes, cortinas, bichinhos de pelúcia ou cobertores grossos que não possam ser lavados semanalmente. Apesar disso, existem diversas soluções práticas para ter a casa limpa e confortável para o asmático. Veja algumas dicas em: Como cuidar do bebê com asma.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.