A pergunta “quem tem hérnia de disco pode fazer academia?” é muito comum e a resposta é SIM! Quem tem hérnia de disco pode praticar exercícios físicos, seja musculação, Pilates, RPG… desde que sob orientação de um professor de Educação Física ou Fisioterapeuta.
O abaulamento é um fenômeno de inestabilidade elástica que afecta a elementos estruturais bidimensionais quando estes se submetem a tensões de compressão segundo seu plano ou superfície média.
A hérnia de disco na sua maioria é póstero ou póstero-lateral, e assim são contra-indicados os exercícios que aumentam a pressão sobre os discos no sentido posterior como nos movimentos de flexão e rotação da coluna– como os exercícios roll up, roll over saw e teaser.
Pilates é o exercício mais indicado para tratar as dores de hérnia de disco.
A musculação para hérnia de disco é recomendada devido à sua função de fortalecer os músculos. Um dos exercícios mais feitos nesse caso são os isométricos que desenvolvem tensão no músculo sem alteração em seu comprimento externo, basicamente como quando carregamos compras: os músculos estão sob tensão, mas estáticos.
Ideal exercícios como corrida, ciclismo, natação. Atividades como musculação ou outras com esforço abdominal podem lhe causar dor/desconforto, além de complicações. Ideal seria corrigir a hérnia cirurgicamente, para após o tempo necessário de recuperação (em torno de 60 dias) retornar as atividades sem risco.
A atividade física para quem é portador de hérnia pode predispor uma complicação (dor, encarceramento, estrangulamento) ou com o tempo, aumentar o tamanho do orifício herniário. Ideal seria a correção cirúrgica, para após o prazo de recuperação realizar as atividades sem problemas.
A única forma de curar a hérnia de disco é através da cirurgia, que remove a parte do disco intravertebral que está sendo pressionada.
Tratamento natural Os principais são: Acupuntura: ajuda a eliminar a dor utilizando pequenas agulhas que são introduzidas em pontos de pressão para provocar uma ação analgésica; Pilates: exercícios para a postura e alongamento realizados no Pilates podem ajudar a estabilizar a hérnia de disco e diminuir a dor.
É possível sim a hérnia de disco regredir com o tratamento conservador e com a ajuda da mamãe natureza. Ao invés de ir com toda sede ao pote para a cirurgia, porque não tentar o tratamento conservador? É mais saudável, custa menos e menos arriscado.
Pode levar de vários meses até um ano ou mais para que a pessoa retome todas as atividades sem que haja dor ou tensão nas costas.
Porém, ela pode ser resultado de uma hérnia de disco, problema causado por uma série de fatores como postura inadequada, desgaste dos ossos, sedentarismo, vibração ao andar em veículos automotores, carregamento de peso, entre outros e que, quando não tratada, pode causar dor extrema e incapacitação de membros.
Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.
Sim, uma hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. Esses casos merecem cirurgia.
Hérnia de disco lombar
Aos homens que são intolerantes à flexão, ou seja, que sentem dor na coluna quando aproximam as mãos dos pés ou ficam sentados por muito tempo, a “conchinha” é a pior posição. A ideia, então, é que eles usem o movimento do quadril, e não empurrem o corpo com a espinha.
Qual a maneira correta de dormir para quem tem hérnia de disco? Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão. Essa pode ser considerada uma das melhores posições.
Cuidado com a postura Isso porque, normalmente, prejudicamos a curvatura natural da lombar, deixando a região mais “reta” do que o recomendado. Além disso, sentado, a ação da gravidade entre os discos vertebrais é ainda maior, podendo causar protusão discal e, até mesmo, hérnia de disco.
Olá, De uma forma geral não há contra-indicação para caminhada, a não ser que você esteja em crise ou sintomas agudos. Porém, é importante o acompanhamento médico regular para avaliar a hérnia de disco e a reabilitação necessária.
Para hérnias da parede abdominal – com exceção da hérnia de hiato – o tratamento é exclusivamente cirúrgico. ✴ Mas enquanto o paciente se prepara ou aguarda a liberação da cirurgia pelo plano de saúde ou pelo SUS, o ideal é que evite grandes esforços. Caminhadas leves não devem causar prejuízo à hérnia.
De acordo com o estudo, em pacientes com dor lombar crônica, fazer caminhadas foi efetivo no controle da dor e na redução da limitação física.
Caminhar é uma abordagem surpreendentemente eficaz para aliviar a dor ciática. Esta prática, quando executada de forma regular, estimula a liberação de endorfinas que combatem a dor e reduzem a inflamação. Por outro lado, uma postura incorreta ao caminhar pode agravar os sintomas da ciática.
Para destravar de vez o nervo ciático, os exercícios mais aconselhados são: