Daniella Cicarelli entrou na brincadeira de Verdade ou Mentira que tomou conta das redes sociais nos últimos dias. A modelo de 42 anos de idade foi questionada se possui seis dedos no pé, uma polêmica que surgiu quando ela foi alvo de uma piada do Pânico da TV.
No mundo, uma a cada quinhentas pessoas possuem a condição, mas, na grande maioria das vezes, o membro é retirado ainda na primeira infância. De acordo com os pesquisadores, a anomalia é vista como um problema e por isso estudos sobre a condição são raros.
No caso de ser detectado um ou mais dedos extras, o médico deve fazer uma avaliação por ultrassom completa, obtendo imagens do coração, sistema nervoso e dos membros, além da translucência nucal, de forma a identificar doenças genéticas, como anemia de Fanconi, trissomia 13, trissomia 21, ou síndrome de Meckel-Gruber, por exemplo.
A polidactilia é uma deformidade que acontece quando nasce um ou mais dedos extras na mão ou no pé e pode ser causada por modificações genéticas hereditárias, ou seja, os genes responsáveis por essa alteração podem ser transmitidos de pais para filhos.
Além disso, o médico também deve avaliar o histórico familiar de polidactilia e outras síndromes, e a realização de testes genéticos. No caso da polidactilia isolada, o obstetra deve fazer um acompanhamento entre a 17ª e 34ª semanas da gestação, através do ultrassom com perfil biométrico.
Essa condição tende a ser hereditária, e pode resultar de mutações genéticas ou causas ambientais. Um dos tipos é a polidactilia isolada, que pode ser pós-axial (na parte externa da mão ou do pé, onde está o quinto dedo), pré-axial ocorre na parte interna da mão ou do pé, onde fica o polegar ou o dedão do pé) ou central, que ocorre nos dedos médios da mão ou do pé e é mais rara. Outro tipo é a polidactilia sindrômica, também menos comum.
"Às vezes as pessoas se manifestam no ônibus, por exemplo, apontam e falam da quantidade de dedos. Na escola, falavam que minha filha era um ET. Tentavam fazer bullying, mas a gente nunca ligou", completou.
A equipe médica também pode pedir um raio-X do dedo ou dedos envolvidos para ver como eles estão ligados aos outros dedos. Vale dizer que o dedo supranumerário pode variar em tamanho, presença de estruturas como tendões e ligamentos, bem como de unha e ossos.
Sindactilia é uma falha de diferenciação em que os dedos deixam de se separar em apêndices individuais. Esta separação geralmente ocorre entre a sexta e a oitava semanas de desenvolvimento embrionário.
Polidactilia pós-axial caracteriza-se pela presença de wn dedo extra-Ilwne rário distalmente ao primeiro dedo. Miopia progressiva e polidactilia pós axial associadas têm sido descritas como uma nova síndrome genética.
O tratamento, tanto na sindactilia quanto na polidactilia, é feito por meio de cirurgia. A indicação é de que ela seja realizada por volta dos seis ou sete meses de vida, caso a criança não tenha nenhuma síndrome associada à lesão.
As causas da sindactilia estão relacionadas a fatores genéticos. A formação anormal dos membros começa ainda na fase embrionária, quando o corpo está se desenvolvendo na gestação. A doença pode estar relacionada com outras doenças, entre elas: síndrome de Apert e síndrome de Carpenter.
A principal causa é genética, que explica casos repetidos na mesma família. O pai ou mãe tem um gene autossômico dominante, passado para os filhos. Mesmo assim, a criança pode apenas herdar a alteração genética sem manifestar a polidactilia.
Quais as causas de polidactilia? A polidactilia pode ser causada por uma alteração genética do paciente. Por isso, não é incomum que vários membros da mesma família apresentem a mesma alteração, tendo um ou mais dedos extras nos pés ou nas mãos.
Nós temos dedos no pé porque somos descendentes dos tetrápodes, que são animais que evoluíram a partir de alguns peixes. Esses terápodes tinham quatro patas e cinco dedos tanto nos pés que são os membros posteriores, quanto nas mãos que são os membros anteriores.
Os portadores de polidactilia nascem, geralmente, com um dedo a mais em cada uma das mãos e em cada um dos pés. Como essa característica é fácil de ser transmitida, ela não é rara. “Está presente em uma entre cada mil ou 10 mil pessoas”, diz o geneticista Paulo Alberto Otto, da USP.
No caso da participante do reality show, nenhuma cirurgia foi feita até o momento e a polidactilia não interfere funcionalmente em seu dia a dia. Segundo a cantora, o dedo extra é pequeno, quase imperceptível.
Em circunstâncias extremas, a miopia pode levar a complicações graves com risco de perda visual irreversivel, inclusive cegueira. No entanto, isso ocorre principalmente nos casos em que a miopia alta atingiu um estágio avançado chamado miopia degenerativa (ou miopia patológica).
Caracterizado por apresentar um número maior de dedos. Algo ou alguém que apresenta um número maior (fora do normal) de dedos; que sofre de polidactilia. Etimologia (origem da palavra polidáctilo). Poli + dáctilo/dátilo.
No mundo, uma a cada quinhentas pessoas possuem a condição, mas, na grande maioria das vezes, o membro é retirado ainda na primeira infância. De acordo com os pesquisadores, a anomalia é vista como um problema e por isso estudos sobre a condição são raros.
Quais as causas de polidactilia? A polidactilia pode ser causada por uma alteração genética do paciente. Por isso, não é incomum que vários membros da mesma família apresentem a mesma alteração, tendo um ou mais dedos extras nos pés ou nas mãos.
Já ouviu falar em polidactilia? Trata-se de uma condição que chegou ao conhecimento popular após a cantora Marvvila, participante do BBB23, revelar que nasceu com 6 dedos em uma das mãos. Basicamente, acontece quando uma pessoa tem mais de 5 dedos por mão ou 5 dedos por pé. Existem vários tipos de polidactilia, mas na maioria das vezes, o dedo extra cresce próximo ao quinto dedo.