Os pesquisadores descobriram que, apesar do baque inicial, as mulheres se recuperam melhor e se tornam emocionalmente mais fortes, enquanto alguns homens podem sofrer mais e, em muitos casos, jamais se recuperar. Outro dado interessante: na maioria das vezes são as mulheres que determinam a separação.
O homem, na sua vasta maioria, encara esse momento como oportunidade de demonstrar, ou reafirmar sua masculinidade. ... Na maioria absoluta dos casos, o homem tenta demonstrar naturalidade após um término. É uma atitude (nem sempre proposital), de fingimento, como se aquela situação não o abalasse tanto assim.
As mulheres lideraram o ranking de pedidos com 13.
Quando um homem está pensando em divórcio, ele procura fazer novas amizades, já que se afastará da esposa e também do círculo de amizade do casal. Parece que ele está sempre de mal humor e nada consegue arrancar um sorriso de seu rosto.
O tempo entre a decisão de se separar e o pedido do divórcio costuma ser de um ano em meio, afirma a advogada. Com isso em mente, Debora recomenda que as mulheres que estão pensando na separação devem elaborar um plano para que o momento seja o mais rápido e indolor possível.
Entre os motivos alegados para a traição estão a incompatibilidade sexual, a busca por paixões ou amores idealizados e até vingança do parceiro ou parceira".