Esses são os versos, talvez, mais célebres da literatura galego-portuguesa. As famosas cantigas de amigo, de escárnio e de maldizer, portanto, fazem parte da literatura portuguesa medieval.
No trovadorismo, os textos teatrais também foram explorados e está composto de mistérios, milagres, moralidades, autos e sotties. No teatro medieval, esses textos eram dramatizados e apresentados ao público das cortes ou mesmo nos ambientes mais populares como as feiras e os mercados medievais.
O trovadorismo teve origem no continente europeu durante a Idade Média, um longo período da história que esteve marcado por uma sociedade religiosa. Nele, a Igreja Católica dominava inteiramente a Europa.
Sendo assim, as poesias cantadas (cantigas) eram memorizadas e recitadas para os nobres que viviam na corte e também para pessoas comuns, por exemplo, nos mercados medievais.
Desde o século XI, a Catedral de Santiago de Compostela, centro de peregrinação religiosa, atraía multidões. Ali, as cantigas trovadorescas eram cantadas em galego-português, língua falada na região.
O autor das cantigas era chamado de “trovador”, enquanto o “jogral” as declamava e o “menestrel”, além de recitar também tocava os instrumentos. Por isso, o menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidade artística, pois sabia tocar e cantar.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).
A principal característica do período medieval, foi o teocentrismo (Deus como o centro do mundo). Com isso, o homem deveria seguir os valores determinados pela Igreja Católica, ocupando uma posição secundária na sociedade.
Essas cantigas também são sátiras, porém diretas. Tem o uso de muitas palavras de baixo calão ou até mesmo agressão verbal. Além disso, pode conter também obscenidades e zombarias.
• O trovador se dirigia a sua amada para falar sobre seus sentimentos ou do sofrimento pelo amor não correspondido. A mulher amada era chamada, pelo trovador, de “senhora”.
As hagiografias são textos narrativos e biográficos de valor histórico-religioso que retratam a vida dos santos e os milagres realizados. Os cronicoes são crônicas de valor histórico que, de maneira cronológica, reúnem textos de acontecimentos reais ou fictícios relacionados com o contexto medieval.
Já a poesia satírica critica diversos aspectos da sociedade da época, além de ridicularizar as pessoas. As cantigas de escárnio fazem críticas indiretas, enquanto as cantigas de maldizer produzem críticas diretas através de uma linguagem mais grosseira.
Por isso, quase toda interpretação musical destas cantigas são frutos de extensa pesquisa musicológica, levando em consideração os instrumentos que existiam neste período e como outras músicas medievais foram notadas.
Deixo aqui abaixo as Cantigas de Santa Maria, interpretada pelo conjunto de Jordi Savall. Não deixe de ouvir! Outro elemento fantástico desses livros para você conferir são suas iluminuras, como mencionei anteriormente.
Nesse período, o feudalismo era o sistema econômico, político e social que vigorava. Baseado em feudos, grandes extensões de terras comandadas pelos nobres, a sociedade era rural e autossuficiente. Nele, o camponês vivia miseravelmente e a propriedade de terra dava liberdade e poder.