Quem So Os Principais Usurios Das Demonstraçes Contbeis Ou Stakeholders?

Quem so os principais usurios das demonstraçes contbeis ou stakeholders

Compliance[1] e organização na condução do negócio certamente figuram entre as características mais importantes quando se pensa em gestão empresarial. Nesse sentido, as chamadas Demonstrações Financeiras têm um papel determinante na rotina de negócios, sobretudo aqueles que prezam pela conformidade com a legislação e normas internas e profissionalismo em suas atividades.

Bancos (externo): os bancos se interessam pelas demonstrações contábeis para possível aprovação de empréstimos que a empresa possa necessitar por meio da análise da capacidade de pagamento da mesma;

Sem ajuste fiscal, não há crescimento

Um bom exemplo de stakeholder interno são os investidores. Quando um investidor resolve fazer um aporte em uma startup, por exemplo, torna-se um stakeholder interno desse negócio.

Se os funcionários não estão motivados, por exemplo, como trabalharão de maneira produtiva para satisfazer os clientes? E se os clientes não estão satisfeitos com as suas ofertas e atendimento, como continuarão comprando e indicando o seu negócio para outras pessoas?

Como gerenciar os stakeholders de uma empresa?

Como gerenciar os stakeholders de uma empresa?

O termo stakeholder vem do inglês: “stake” significa interesse, participação ou risco, enquanto “holders” quer dizer aquele que possui. Portanto, é possível traduzi-lo como parte interessada ou interveniente. 

Utilize nossas editorias para se informar com um conteúdo atualizado diariamente e diretamente voltado para seu interesse. No portal contábeis você tem a certeza de que pode encontrar o suporte de informação necessário para voce ter ainda mais sucesso profissional.

 Esse destaque é importante, pois de nada adianta a administração ter em mãos um arcabouço robusto de documentos capazes de suportar cada um dos registros contábeis, mas não ser capaz de divulgar essas informações de forma útil e correta, conforme aponta a estrutura conceitual. E neste contexto, o contador é peça chave inclusive para traduzir aquelas informações técnicas em informações compreensíveis para o usuário das informações que não, necessariamente, tem conhecimento de contabilidade.

Nova decisão do STF pode mudar rumo da revisão da vida toda

É de suma importância que as empresas saibam a quais interessados as demonstrações podem se destinar e, por isso, o atendimento às exigências legais em sua elaboração ou publicação, se for o caso devem ter a devida atenção para que a própria empresa não se prejudique. Em alguns casos, como por exemplo, nas companhias de capital aberto, as demonstrações deverão ser elaboradas conforme as exigências da CVM – Comissão de Valores Mobiliários que exigem a publicidade destas informações para que os usuários externos também tenham acesso facilmente a elas. Em outros casos, as demonstrações podem ser requisitadas a fim de se conseguir um empréstimo bancário, por exemplo, demonstrando assim, capacidade para pagamento. O importante aqui é reconhecermos que nosso trabalho envolve diversos interesses e conhecer os mais comuns nos ajuda a delimitar nosso papel enquanto peças importantes nas organização e verdadeiros colaboradores no bom andamento dos trabalhos. 

Um stakeholder é um indivíduo ou grupo que tem interesse em uma empresa, podendo impactar ou ser impactado pelo negócio. Investidores, clientes, funcionários e fornecedores são alguns exemplos comuns de stakeholders.

De um modo geral, podemos dividir estes usuários em dois grandes grupos, quais sejam os usuários internos e os usuários externos. Os usuários internos estão intimamente ligados aos objetivos e atividades empresariais. São eles que influenciam nas decisões administrativas como o planejamento de investimentos, questões relacionadas ao preço dos produtos, bem como, o gerenciamento do fator humano imprescindível ao bom andamento dos processos gerenciais. Em outra vertente estão os usuários externos que, como os usuários internos, possuem interesse nas demonstrações contábeis empresariais, porém, com outros enfoques, já que essas pessoas ou órgãos não se encontram, necessariamente dentro da entidade ou envolvidos com ela diretamente.

O que é necessário para compor boas Demonstrações Financeiras?

O que é necessário para compor boas Demonstrações Financeiras?

 Feita a definição dessas duas categorias, é possível compreender melhor a importância das Demonstrações Financeiras para um negócio e perceber que elas estão diretamente relacionadas a necessidade de redução da “assimetria de informações”, isto é, diminuir a distância ou a diferença entre as informações disponíveis aos usuários internos e as informações disponíveis aos usuários externos — cujas implicações fundaram a base daquilo que conhecemos hoje como Governança Corporativa.

Fornecedores (externos): os fornecedores se interessam pela contabilidade da empresa porque necessitam saber se a empresa terá dinheiro para pagar as duplicadas parceladas derivadas das operações comercias entre a empresa e seus fornecedores;

Exemplos de stakeholders

 A relação existente entre as Demonstrações Financeiras e os investidores é justamente possibilitar que estes investidores tenham acesso “simétrico” — ou seja, que as informações divulgadas sejam relevantes e fidedignas — e, com base em tais informações, possam fazer projeções e análises de forma segura, garantindo a qualidade e continuidade de seus investimentos.

Dentre os usuários citados acima, consideramos que os investidores e os funcionários são considerados como sendo os usuários internos da contabilidade, desta forma, os fornecedores, o governo e os bancos se caracterizam como sendo usuários externos da contabilidade. Abaixo, citarei os principais interesses de cada grupo de usuários:

 Por fim, complementa Vânia, a prática de Auditoria Independente pode auxiliar, indiretamente, os clientes em relação a essas duas frentes, promovendo a revisão dos controles internos e das políticas contábeis, sempre, ao final, sugerindo recomendações de melhorias e ajustes necessários — o que pode ser determinante para o crescimento no mercado e para o melhor posicionamento da empresa frente aos investidores.

Conformidade tributária na Lei 14.689/2023

Por outro lado, os usuários externos são os chamados Stakeholders, os quais não operam os negócios da Companhia no dia a dia, embora possam ser influenciados pelos resultados dela. Logo, estamos falando dos investidores, dos bancos, dos órgãos reguladores, da Receita Federal etc.

O portal contábeis é feito para profissionais como você, que procuram informação de qualidade e uma comunidade ativa e pronta para discutir, opinar e participar de tudo o que envolve o mundo contábil.

Bancos (externo): os bancos se interessam pelas demonstrações contábeis para possível aprovação de empréstimos que a empresa possa necessitar por meio da análise da capacidade de pagamento da mesma;

Como interpretar liquidez seca?

Se a liquidez seca for igual a 1, o capital e as obrigações são equivalentes. Se a liquidez seca for menor do que 1, significa que a empresa não possui, hoje, capital suficiente para arcar com todas as suas obrigações.

Qual a importância do indicador de liquidez seca?

A maior importância da liquidez seca é conseguir identificar o quanto sua empresa está bem-sucedida diante de suas obrigações em curto prazo. ... Talvez um indicador mais próximo de seja até um planejamento da empresa, visando honrar suas responsabilidades no tempo correto e não adiantar valores.

Como calcular o índice de solvencia geral?

Para calcular o índice de solvência devemos dividir o Ativo Total/Passivo Exigível (PC + PNC). No exemplo acima, temos: Solvência = (340 + 235) / (320 + 200) = 1,11 Isso significa que para cada real devido temos uma sobre de 11 centavos. Ou seja, nossa empresa é solvente.

Como calcular o índice de liquidez imediata?

O cálculo da liquidez imediata é bem simples, mas requer atenção aos dados. Por isso, é fundamental recorrer ao balanço patrimonial da empresa e pegar informações corretas. A liquidez imediata é assim calculada: Liquidez imediata = Disponível / Passivo Circulante.