EQST

Quem So Os Kamaiur?

Quem são os Kamaiurá?

Os Kamaiurá são um povo de língua Tupi que, juntamente com outros nove povos das famílias linguísticas Aruak, Karib, Tupi e da língua isolada Trumai, habita a região dos formadores do rio Xingu, ao norte do estado do Mato Grosso (Brasil Central).

Qual é a origem dos Kamaiurá?

Segundo os Kamaiurá, seus antepassados vieram de Wawitsa, região situada no extremo norte do Parque (precisamente onde desembocam os principais formadores do Rio Xingu para constitui-lo) e ao lado de Morená, palco central das ações míticas e “centro do mundo” para eles.

O que significa a palavra Kamayurá?

Grupo indígena habitante do Mato Grosso vinculados por um sistema de trocas especializadas e rituais intergrupais, os quais recebem diferentes nomes no interior de cada etnia, mas que ficaram mais conhecidos (pelos de dentro e os de fora do universo xinguano) justamente pelos termos usados na língua Kamayurá, tais como ...

O que é o Moitara?

Moitará é o nome usado pelos índios do Alto-Xingú para designar o encontro para trocas entre as tribos. O sistema de trocas interétnicas ou de manufaturados, quando entendido corretamente, esclarece um pouco da dinâmica social dessas sociedades.

Onde vive o povo Kamaiurá?

Mato Grosso Camaiurás/Distribuição geográfica no Brasil

Quanto tempo dura o ritual do jawari?

Entre as atividades que os visitantes poderão acompanhar ou participar, em sete dias e seis noites na aldeia Kalapalo, estão banhos em rios e lagoas, o preparo do beiju xinguano (uma espécie de tapioca gigante) ou do mingau de Perereba, os afazeres domésticos, o trabalho na roça (realizado pelas mulheres), a pesca (com ...

Onde vivia mavutsinim?

No principio só existia Mavutsinim, que vivia sozinho na região de Morena. Não tendo família nem parente, possuía apenas para si o paraíso inteiro. Um dia sentiu-se muito, muito só. Usou então de seus poderes sobrenaturais, transformando uma concha da lagoa em uma linda mulher e casou-se com ela.

Como se diz selvagem em tupi-guarani?

Ñarõ: Selvagem, bravo.

Onde está localizado o Parque do Xingu?

O Parque Indígena do Xingu (PIX) localiza-se na região nordeste do Estado do Mato Grosso, na porção sul da Amazônia brasileira.

Como é realizado o ritual do jawari?

O Jawari é um ritual complexo dedicado aos guerreiros mortos, cujo evento central é a disputa, entre dois grupos, de arremesso de dardos através de um propulsor. A festa é permeada por um conjunto extenso de cantos e de situações contendo diálogos polêmicos.

Quais são os rituais do povo Xavante?

Antes do sol raiar, os pais dos meninos Xavantes preparam seus filhos para um confronto chamado Oi'o, que significa 'luta de raízes'. No meio da tribo, com toda a comunidade ao redor, os meninos se confrontam, para provar sua coragem e bravura. ... O pai também faz um prepara com folhas e ervas para os meninos.

Como se diz luta em tupi?

Cayapó e Panará : luta e sobrevivência de um povo jê no Brasil Central.

Qual o motivo da existência do Parque do Xingu?

O PIX foi homologado em 1961, com o nome de Parque Nacional do Xingu, com a intenção de proteger um importante complexo cultural, em uma região estratégica do ponto de vista ecológico.

Onde ficava a reserva de Xingu quando a reserva será inaugurada?

O presidente Jânio Quadros decreta a criação do Parque Nacional do Xingu, no nordeste de Mato Grosso, na parte sul da Amazônia e totalmente inserido na bacia do rio Xingu.

Quanto tempo dura o ritual jawari?

Entre as atividades que os visitantes poderão acompanhar ou participar, em sete dias e seis noites na aldeia Kalapalo, estão banhos em rios e lagoas, o preparo do beiju xinguano (uma espécie de tapioca gigante) ou do mingau de Perereba, os afazeres domésticos, o trabalho na roça (realizado pelas mulheres), a pesca (com ...

Como é praticado o Ronkrã?

Jogado em um campo de tamanho semelhante ao do futebol. Se desenvolve entre duas equipes de 10 ou mais atletas de cada lado, onde todos usam uma espécie de borduna (bastão), cujo objetivo é rebater uma pequena bola (coco) que ao ultrapassar a linha de fundo de seu oponente, marca um ponto.