Hidrocarbonetos alifáticos, especificamente, são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas e fechadas (cíclicas), não aromáticas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, e ainda outras combinações, se as ligações entre esses átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.
Cadeia alicíclica: é uma cadeia fechada que não forma um anel (benzeno). Cadeia alifática: é uma cadeia aberta não forma ciclo.
Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo. As cadeias fechadas ou cíclicas ainda se dividem em dois grupos: aromáticas e não aromáticas.
Compostos alifáticos são aqueles que apresentam cadeia carbônica aberta, contendo ou não insaturações. Um composto alicíclico é aquele que apresenta anéis, saturados ou insaturados, sem a presença de anéis de benzeno. ... Um composto alicíclico pode conter um ou mais anéis em sua estrutura, conforme sua complexidade.
Um composto alicíclico é um composto orgânico cíclico que não forma um anel aromático. Eles contêm um ou mais de um anel totalmente de átomos de carbono os quais podem ser tanto saturados quanto insaturados, mas não devem ter caráter aromático. Compostos alicíclicos podem ou não ter cadeias alifáticas laterais.
As cadeias fechadas são também chamadas de cadeias cíclicas. Apresentam seus átomos ligados entre si formando um ciclo figura geométrica ou anel. Podem ser classificadas quanto à presença de um anel aromático ou não. - alicíclica ou não aromática – são cadeias fechadas que não possuem o anel bezênico.
Significado de Polinuclear adjetivo Cujo núcleo, segmentado ou irregular, parece múltiplo (diz-se de célula). substantivo masculino [Biologia] Granulócito (glóbulo branco polinuclear).
Os heteroátomos mais comuns são: Nitrogênio (N), Oxigênio, Enxofre (S) e Fósforo (P). Exemplo: O átomo de Oxigênio presente na cadeia acima é um heteroátomo, pois está entre carbonos.
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.