Todos viviam no topo do Monte Olimpo e por isso, recebem esse nome. São eles: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio.
Filha de Zeus e Leto, Ártemis era irmã gêmeo de Apolo. Deusa da caça, dos animais, da vida selvagem, da virgindade e da Lua, ela possuía um temperamento vingativo, mas, por outro lado, era protetora e amorosa.
A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos.
O problema é que ela não sabe nada sobre o acampamento Júpiter, e eles igualmente, não sabem nada sobre os viajantes desconhecidos. Os romanos se preparam para guerrear contra os novos inimigos, tudo precisa ser esclarecido depressa antes que algo muito ruim aconteça. Parecendo não ter problemas suficientes, a mãe de Annabeth, a deusa Atena, deixou um presente para ela com uma missão: Siga a marca de Atena, vingue-me. Só o tempo vai dizer como tudo vai acabar, ela só sabe de uma coisa, ela precisa agir rápido.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Filha de Cronos e Reia, Hera é a irmã e esposa de Zeus. Considerada a rainha dos deuses, era também cultuada como deusa da maternidade, do casamento e das mulheres.Com um temperamento difícil, Hera era muito fiel e não teve casos extraconjugais, como seu marido, Zeus.
Quando se casou com Zeus, Hera passou a ter uma grande representatividade dentro do Olimpo, sendo tratada como rainha e passando a atuar como conselheira entre os outros deuses.
Explicado um pouco da saga inicial, vamos para a história de continuação. Na ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo passamos a conhecer novos deuses, os Romanos, e um novo acampamento chamado “Acampamento Júpiter”, onde ficam os semideuses filhos dos deuses romanos. Novos personagens entram na história e com eles novas aventuras. Já no início do primeiro livro da Ordem dos livros de Os Heróis do Olimpo, conhecemos Jason Grace, que se vê perdido entre pessoas que ele não conhece, indo para algum lugar que ele não faz ideia de onde seja. Adiante na história, conhecemos outros personagens intrínsecos para a narrativa: Piper McLean, Leo Valdez, Hazel Levesque e Frank Zhang, cada um com um capítulo específico, mostrando a história na perspectiva do personagem da vez, fazendo você se apaixonar por cada um deles.
Em algumas versões, os nomes desses deuses podem variar, mas geralmente são esses que compõem o panteão. Podemos também citar Hades, deus do submundo, que por vezes é incluído como deus do Olimpo. Além dele, em algumas versões, Héstia, irmã de Zeus, é incluída também.
Poseidon e Atena disputaram, entre eles, a região de Ática, conhecida hoje como Atenas. Poseidon ofereceu um cavalo e uma fonte de água salgada, enquanto Atena criou uma oliveira e prometeu sabedoria à cidade. No fim, Atena foi escolhida patrona da região.
Nascido na ilha de Creta e criado na caverna no monte Ida, Zeus é filho mais novo de Cronos e Reia. Ele teve cinco irmãos: Héstia, Hades, Hera, Poseidon e Deméter. Além disso, teve diversas esposas e filhos, sendo sua união mais conhecida com Hera, sua irmã.
Mensageiro dos deuses, Hermes era filho de Zeus e da ninfa Maia. Seu nome está associado a diversos atributos como o comércio, a riqueza, a sorte, a magia, as viagens, as estradas e os ladrões.
Filha de Zeus e Métis, Atena, também chamada de "Palas Atena", é a deusa da sabedoria e das artes. Em algumas versões, ela nasceu da cabeça de Zeus e por isso, era muito inteligente. Protetora das cidades, Atena era uma guerreira que já nasceu armada com um escudo e um capacete.
Annabeth se vê arrasada quando percebe que Percy desapareceu e ainda mais frustrada por não fazer ideia de onde ele poderia estar, já que sua última pista só tinha a levado para mais problemas. Junto de seus novos amigos Jason, Piper e Leo, ela navega a bordo do Argo II, um navio feito por Leo, rumo ao acampamento Júpiter, lá ela espera reencontrar Percy e talvez conhecer os outros semideuses da profecia dos sete.
Ao contrário de Atena, Ares tinha um comportamento bastante agressivo, impulsivo e pouco voltado para a defesa da justiça. Para ele, era sempre bom estar nas guerras ao lado dos mais sanguinários. Atena tentava muitas vezes controlar as atitudes exageradas de Ares!
Filha de Zeus e Dione, Afrodite é deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Muito bela, ela foi obrigada a casar com Hefesto mas ele não lhe agradava e, portanto, o traiu com Ares.
As coisas não param de dar errado, dois de nossos heróis terão que enfrentar um lugar temido por todos, um lugar de morte, o perigoso Tártaro. Nessa eletrizante jornada, eles irão enfrentar novos perigos e precisarão de toda a ajuda possível para impedir Gaia de se libertar de sua prisão.
A deusa da agricultura envolveu-se num conflito com Hades, o deus do submundo, que raptou sua filha, Perséfone, com a autorização de Zeus! No fim, Deméter conseguiu recuperar a filha, provocando, para isso, quase o fim do mundo, com a paralisação das estações do ano.
Filho de Zeus e Hera, Hefesto é o deus do fogo e dos metais. Foi um grande forjador e trabalhava próximo dos vulcões com a ajuda dos gigantes de um olho só, os ciclopes.