Resposta. Os hebreus são conhecidos também como judeus ou israelitas. Correspondem hoje à maioria da população de Israel. Muitos judeus vivem em outros países como os Estados Unidos ou o Brasil (onde vivem cerca de 200.
Até 1948, quando foi fundado o estado de Israel, os judeus viveram sem pátria, atualmente são os palestinos que não tem pátria, pois suas terras foram tomadas pelos israelenses. Praticam a agricultura, o pastoreio, o artesanato e o comércio. Têm por base social o trabalho de escravos e servos.
A terra prometida era descrita em termos de extensão territorial como indo do Rio do Egito ao Rio Eufrates,o que hoje compreenderia os territórios do Estado de Israel, Palestina, Cisjordânia, Jordânia Ocidental, sul da Síria e sul do Líbano.
O nome hebreus vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio".
De acordo com a tradição, Deus chamou Abrão e lhe ordenou que fosse para a terra chamada Canaã, o que teria motivado o longo êxododos hebreus, que teria durado muitas décadas, até que os descendentes de Abraão a alcançaram. Canaã passou então a ser por eles denominada terra de Israel.
Canaã
Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas. Como inva- sores, somente os israelitas.
A conquista de canaã, terra prometida por Deus aos israelitas, começa por volta do século 21 a.C., com os profetas Abraão e Moisés. Mas foi só com o guerreiro Josué, provavelmente no fim do século 15 a.C., que o avanço dos hebreus sobre aquele território assumiu características de uma autêntica campanha militar.
Os 12 Espiões. Moisés enviou dali 12 homens sendo um deles Josué para espiar a Terra Prometida, depois de quarenta dias caminhando e observando a Terra Prometida, os doze espiões retornam ao arraial do povo de Israel e diante de toda congregação liderada por Moisés e Arão, relatam o que viram e ouviram e provaram.
A tradição sempre fala em 12 tribos. Mas eram 13.
No final dos quarenta anos, da geração que saiu do Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra de Canaã, Moisés morreu no monte Nebo e apenas avistou de longe á terra prometida. Os estudiosos do Pentateuco sempre levantaram alguns questionamentos, sobre quais os motivos que Moisés não entrou na terra prometida.
Segundo o relato bíblico Deus castigou a rebeldia do povo e determinou que, dos israelitas de vinte anos para cima, somente Calebe e Josué teriam permissão de entrar na terra prometida. ... Foi um dos homens de grande fé do Antigo Testamento (Torá), pois acreditou na promessa de Deus para sua vida.
Calebe recebeu a promessa de que pisaria na Terra Prometida (Canaã), quando tinha 40 anos. Ele e Josué foram os únicos espias que julgaram possível conquistar Canaã. Assim como Davi foi o único que julgou ser possível vencer o gigante Golias; por isso, foi vitorioso e recompensado.
120 anos
A sarsa ardente está citada na bíblia, no livro de Êxodo, velho testamento, como o meio em que Deus se manifestou a Moisés, para chamá-lo. Uma espécie de fogo santo junto a uma sarsa que não se queimava, na qual apareceu o anjo do Senhor.
De acordo com os relatos bíblicos em Deuteronômio e Números 20:12, Moisés foi avisado por Deus de que não lhe seria permitido levar os israelitas através do rio Jordão, por causa da sua transgressão nas águas de Meribá, e que morreria no Monte Nebo, de onde contemplaria toda a terra de Canaã.
Monte Nebo, Jordânia
Monte Nebo, Jordânia
De acordo com a tradição escrita hebraica denominada Tanakh, relatada em Gênesis, capítulo 5, versos 22-24, Enoque teria sido tomado por Deus para que não experimentasse a morte e na certa fosse poupado da ira do dilúvio: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.
Matusalém é mencionado uma vez na Bíblia Hebraica fora de Gênesis; em 1 Crônicas 1:3, onde ele é mencionado em uma genealogia de Saul.
Enoque e Elias: arrebatados?
Luteranismo. Martinho Lutero, num sermão realizado em Torgau em 1533, afirmou que Cristo desceu ao inferno.