Quem So Os Cnidrios?

Quem so os cnidrios

Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.

De modo geral, os cnidários não apresentam sistemas completos (conjunto de órgão sincronizados). O que chega mais próximo disso é o sistema digestório incompleto que possuem.

Contato

A classe Anthozoa é a com o maior número de espécies. Aqui neste grupo só existem pólipos marinhos. O grande representante do grupo é a anêmona-do-mar, um animal cilíndrico, cuja base é fixa em algum substrato. Além disso, ainda há os corais. Basicamente, eles são colônias de pólipos que podem conter até 100 mil indivíduos. Por isso, os corais são caracterizados pela elevada biodiversidade.

Os animais adultos, em forma de medusa, liberam gametas por meiose. Com a união gamética, será formado o zigoto, o qual se multiplica e forma a larva plânula. No decorrer do tempo, essa estrutura continua as divisões mitóticas e se fixa em um substrato – é a fase de pólipo. De forma assexuada, o animal cresce e libera algumas “frações” polipoides que se soltam do animal, isso origina a larva éfira. Por fim, a éfira é submetida a mitoses e se torna um adulto medusoide. 

Assim, a presença dessa cavidade proporcionou aos animais ingerirem maiores alimentos. Pois, o alimento digerido é reduzido em pedaços menores, antes de serem absorvidos pelas células.

Estrutura

Estrutura

São exemplos de hidrozoários as hidras, as pequenas medusas dos gêneros Olindias e Liriope, e colônias como as caravelas (flutuantes) e os corais-de-fogo (sésseis).

A classe Anthozoa ou antozoa é lembrada por sua fixação ao substrato. Seus principais representantes são os corais e anêmonas. Dessa forma, os recifes de corais são grandes populações de cnidários antozoários.

A reprodução, no caso dos cnidários, pode ocorrer tanto de forma sexuada (quando há a troca de gametas) quanto assexuada (quando é criado, de certa forma, um “clone” do ser original).

Reprodução dos cnidários

Gostou do conteúdo? Acesse nosso blog e entenda a classificação e organização científica das espécies animais. 

Os Poríferos representam outro grupo de animais invertebrados e aquáticos, que podem viver fixos em um substrato. Eles também são chamados de esponjas ou espongiários.

Loja virtual

Loja virtual

Fontes: Toda Matéria e Só Biologia 

De modo geral, eles apresentam movimentos de contração e de extensão do corpo, além de poder se deslocar. Na linha evolutiva dos filos, eles são os primeiros animais a realizarem essas funções.

Cnidários e Poríferos

As hidras são as representantes e possuem uma coloração esverdeada pelo corpo porque abrigam algas verdes unicelulares no seu interior. Somado a isso, costumam permanecer imóveis, portanto, são facilmente confundidas com a vegetação. As poucas espécies de cnidários de água doce pertencem a essa classe.

A reprodução dos cnidários pode ser assexuada ou sexuada.

Os corais também pertencem a essa classe. Eles são colônias de pólipos que podem conter até 100 mil indivíduos. Por isso, os corais são caracterizados pela elevada biodiversidade.

Guerra de Secessão: o que é e quais foram os motivos

Essa substância é a responsável por causar queimaduras nos humanos, contudo, sua função é auxiliar na captura de presas e na defesa dos cnidários. Valendo-se das substâncias produzidas, eles conseguem paralisar imediatamente os pequenos animais, que são trazidos pelos tentáculos.

AMARAL, F. D. et al. “Biodiversidade de cnidários bentônicos“. VASKE JÚNIOR, T., LESSA, RP, NÓBREGA, MF, AMARAL, FMD, SILVEIRA, SRM Arquipélago de São Pedro e São Paulo: histórico e recursos naturais. Olinda, Ed. Livrorápido, p. 42-55, 2006.

As gorgônias possuem endoesqueleto proteico córneo (gorgonina). O endoesqueleto pode também ser calcário, formado por espículas de diferentes formas e cores.

Estrutura dos Cnidários

Os cnidários são divididos em quatro classes: Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Cubozoa.

São organismos de movimentação livre, nadam e não estão presos a nada. Apresentam um corpo gelatinoso em forma de sino, com tentáculos em sua margem e a boca central em baixo.

O representante mais conhecido é a vespa-do-mar (Chironex fleckeri), o animal com o veneno mais letal do mundo. Acredita-se que a sua toxina seja capaz de matar 60 humanos adultos.

O que são Cnidários?

O que são Cnidários?

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

O reino animal é fascinante e desperta a curiosidade de muitas pessoas. No estudo do desenvolvimento e evolução dos organismos, existem os filos, que agrupam seres vivos semelhantes e relacionados. Por exemplo, o termo cnidários agregam às águas vivas, medusas, corais, anêmonas, entre outros.

A característica mais marcante desse filo é a presença de cnidócitos ou nematocistos. Isso é, possuem uma bolsa que armazena substâncias urticantes e tóxicas, que participam da defesa e conquista alimentar dos cnidários. 

Quais são as principais características dos artrópodes?

Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).

Qual é a classificação dos artrópodes?

Os artrópodes são classificados em três subfilos, sendo eles: Crustacea, Chelicerata e Uniramia. O Filo Arthropoda abriga os animais mais abundantes do planeta. Eles apresentam, como característica principal, o corpo articulado; coberto por esqueleto externo (exoesqueleto).

Quais são os principais grupos de artrópodes?

De acordo com evidências morfológicas e moleculares, podemos classificar os artrópodes em três linhagens diferentes: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos. No grupo dos quelicerados, destacam-se os aracnídeos, que formam a maior parte dos quelicerados modernos. Nos miriápodes, temos os quilópodes e diplópodes.

Qual estrutura abaixo é comum a todos os artrópodes?

43. (UFAM) Qual estrutura abaixo é comum a todos os animais artrópodes: a) Antenas.

Qual a diferença entre insetos e artrópodes?

Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas. INSETOS: São artrópodes com seis patas distribuída em três partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido cabeça, tórax e abdome. Possuem um par de antenas e três pares de patas no tórax.

Qual a diferença entre anelídeos e artrópodes?

Anelídeos são aqueles que não possuem articulações, mas sim um corpo em forma de anel, movimentam-se sem patas, mas sobre o próprio abdômen ! Artrópodes : O corpo dos artrópodos é externamente revestido por um exoesqueleto de quitina ! O aparelho digestivo, é completo : Apresenta de boca até ânus !

Qual a diferença de crustáceos e insetos?

Insetos possuem um par de antenas, crustáceos possuem dois pares de antenas. O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdômen, enquanto crustáceos possuem a cabeça e o tórax fundidos em uma peça única, o cefalotórax, possuindo também abdômen.

Qual a diferença de aracnídeos para insetos?

Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em duas partes: abdômen e cefalotórax. Possuem quatro pares de patas, não tem antenas, possuem desenvolvimento direto ou indireto. Já os insetos tem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.

Quais são os insetos aracnídeos?

Os aracnídeos (Arachnida) são uma subclasse do filo dos artrópodes que inclui, entre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.