Quem so exus e Pombagiras? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Exú e Pomba Gira são Orixás que protegem. Regem a comunicação, poder pessoal e dádivas. Devido as diversas influências culturais da nossa sociedade, eles tiveram suas imagens distorcidas e meu objetivo aqui é contar mais sobre seu arquétipo, história e simbologia!
Quais os tipos de exus que existem?
São eles:
Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.
Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.
Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.
Exu Marabô - serventia direta de Xangô.
Exus da falange das caveiras - serventia direta de Obaluaê.
Exu Gira mundo Exu Gira mundo - serventia direta de Tempo (k'tembo).
Mais itens...
Quais são as Pombagiras na umbanda?
Há diversas falanges de Pombajira, como por exemplo: Rainha, Sete Saias, Maria Padilha (ligada a Nanã Buruquê), Maria Molambo, da Calunga, do Cruzeiro, Cigana dos Sete Cruzeiros, Cigana (ligada a Oxum), das Almas, 13, Maria Quitéria, Dama da Noite, Menina, Mirongueira, Menina da Praia (ligada a Iemanjá).
O que é a pomba gira na Umbanda?
A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão imposta ao sexo feminino por uma sociedade machista. É uma entidade do candomblé e da umbanda, representada por uma mulher sensual, independente e dominadora, incorporada por um ou uma médium.