Se você é daqueles que também está trabalhando enquanto a Globo reprisa “Senhora do Destino”, não fique chateado. Pelo menos aqui você consegue relembrar um pouco da trama com Maria do Carmo e Nazaré Tedesco.
Após fingir uma gravidez para fisgar Luís Carlos (Tarcísio Filho/(Tarcísio Meira), que é casado, ela leva a menina até o amante e diz que é filha dele. Os dois então se casam e batizam a bebê de Isabel.
Miguel Rômulo interpretou Reginaldo em sua fase jovem. Na segunda parte da trama, quando o personagem já era adulto e pai de dois filhos, o papel ficou com Eduardo Moscovis. Ele é o filho mais velho de Maria do Carmo.
A atriz Marcela Barrozo interpretou Bianca em Senhora do Destino, filha de Reginaldo (Eduardo Moscovis) e Leila (Maria Luisa Mendonça). A garota é louca para namorar e vive flertando com rapazes, deixando seus pais enlouquecidos.
A personagem de Susana Vieira em Senhora do Destino é uma mulher batalhadora que foi abandonada pelo marido mau-caráter com seus cinco filhos. Ela perde uma das crianças quando sai do nordeste rumo ao Rio de Janeiro e é enganada por Nazaré (Adriana Esteves/Renata Sorrah). Entre os filhos de Maria do Carmo há boas pessoas, mas também quem não é flor que se cheire.
No entanto, a trama pecou ao exibir elementos modernos demais para a época, como se o folhetim já estivesse nos anos 2000, como celulares, figurinos atualizados e automóveis mais novos, entre outros. A situação criou um problema para o autor Aguinaldo Silva, que precisou fazer mudanças.
Com esse vai e vem de datas, a passagem de tempo do folhetim sofreu críticas, já que a trama foi exibida entre 2004 e 2005, mas precisava ser ambientada entre os anos de 1990 e início de 2000.
Agles, 39, seguiu atuando por alguns anos depois de Senhora do Destino. Ele esteve nas novelas Paraíso Tropical (2007), Guerra e Paz (2008), além de alguns filmes e a série da Netflix Lilyhammer (2012). Atualmente, ele trabalha como escritor, cineasta e também é teólogo. Em 2022, virou notícia ao desaparecer por 5 dias enquanto viajava para a Bolívia, mas foi encontrado - ao tentar voltar para o Rio de Janeiro, ele se perdeu e foi parar na Argentina.
Com um caráter nada invejável, Reginaldo é vereador em um município da Baixada e quer a todo custo ser prefeito de Vila São Miguel. Mas suas vontades não param por aí, ele quer depois ser deputado federal, governador, senador e até presidente do país, quem sabe.
Senhora do Destino retorna para uma reprise no Viva a partir de 13 de março e traz de volta icônicas personagens lembradas pelo público até hoje. Além do elenco adulto, o folhetim contou com crianças e adolescentes que hoje estão bem diferentes. Por onde andam os atores mirins da história de Aguinaldo Silva?
Leandro é o segundo entre os filhos de Maria do Carmo e o único herdeiro da mulher que foi para a faculdade. Ele se forma como contador e possui um escritório em que administra as contas de vários clientes, o principal deles é Giovanni lmprotta (José Wilker), ex-bicheiro que se torna empresário e é apaixonado pela personagem de Susane Vieira.
A trama é ambientada no início em dezembro de 1968 e mostra a truculência da ditadura militar brasileira. Inclusive, o dia em que Maria do Carmo perde sua filha é a fatídica data em que foi decretada o Ato Institucional nº 5 (AI-5). As ruas então são tomadas por manifestantes e policiais e o tumulto acaba ferindo um dos filhos da personagem. É então que ela conhece Nazaré, que a engana e rouba sua caçula.
Duda e Viriato passam por altos e baixos. Eles chegam a se casar, mas também se separam. No final da trama, depois de viajar para a França e passar por um período de especialização em culinária, Viriato retorna ao Brasil e finalmente retoma o relacionamento com Duda.
Ramon Motta interpretou Leandro, o segundo filho de Maria do Carmo. O menino foi substituído na segunda fase pelo ator Leonardo Vieira e é o único entre os herdeiros da protagonista que se forma na faculdade. Ramon abandonou a profissão de ator e hoje, aos 30 anos de idade, é formado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O destino une os caminhos de Lindalva e a família de Maria do Carmo e a identidade da moça é descoberta mais cedo ou mais tarde. Mesmo após a confirmação do sequestro, a moça leva algum tempo até aceitar sua mãe de verdade, mas depois acaba se rendendo ao coração da matriarca, fazendo parte de sua família.
Mulherengo, ele se envolve com muita gente e por isso acaba sendo alvo de uma situação nada agradável. Quando fica com Yara (Helena Ranaldi), uma mulher um pouco mais velha e que quer ser mãe, ela decide ter um filho com o rapaz sem nem mesmo perguntar o que ele acha do assunto.
Casado com Marinalva (Tânia Khalill), ele vive um conturbado relacionamento com a mulher, que é destaque da escola de samba Unidos de Vila São Miguel e nutre uma paixão escondida por um dos cunhados, Viriato (Marcello Antony).