A brincadeira da batata quente fez parte da infância de muita gente. Aposto que você brincou na escola ou com amigos da rua, não é? Se você quer aprender como ensinar essa brincadeira da sua época às gerações mais novas, veio ao lugar certo!
O objetivo é passar a “batata” o mais rápido possível, pois quando a música para, a pessoa que está com a “batata” é eliminada da rodada. O jogo continua até que reste apenas um participante, que é declarado o vencedor.
Por exemplo, eles podem ter que fazer uma dança engraçada, contar uma piada ou fazer uma careta antes de passar a “batata”. Isso torna o jogo ainda mais empolgante e hilário.
Puedes leer más artículos similares a Batata quente. Brincadeiras de criança, en la categoría de Brincadeiras en Guiainfantil.com Brasil.
Información adicional » Puedes consultar la información adicional y detallada sobre Protección de Datos Personales en la Política de Privacidad y Aviso Legal de https://br.guiainfantil.com
O objetivo do jogo é não ser “queimado” com a bola na mão e para isso, as crianças precisam se concentrar e coordenar os seus movimentos. O ideal é que a brincadeira aconteça fora de casa, num local com bastante espaço.
As crianças formarão um círculo, com uma das crianças sentada no centro da roda com os olhos vendados. As crianças que estiverem formando o círculo devem passar a batata – ou a bola – para a criança da sua direita. Enquanto a batata circula, todas as crianças cantam: ‘Batata quente, quente, quente... Em qualquer momento o jogador que está vendado no centro da roda pode gritar: ‘Queimou!’.
Como se joga: os jogadores colocam-se em roda (em pé ou sentados) e iniciam o jogo passando o objeto escolhido o mais rapidamente possível entre eles, enquanto cantam (em conjunto ou por uma criança fora da roda e de costas) uma lengalenga “batata que passa quente, batata que passou, quem fica com a batata que se queimou”. O jogador que ficar com o objeto na mão quando terminar a lengalenga, fica “queimado” e sai do jogo. O jogo termina quando todos os jogadores forem eliminados e ficar apenas um jogador que será o vencedor.
No círculo, cada jogador deve passar a bola – ou a batata – para o que está a sua direita. Enquanto o objeto circula, todos cantam: ‘Batata quente, quente, quente, quente… ‘. A qualquer momento o jogador que está vendado pode gritar: ‘Queimou! ‘
Em vez de simplesmente eliminar os participantes, você pode dar prêmios pequenos aos que forem eliminados. Isso incentiva a participação e mantém todos envolvidos no jogo, mesmo depois de serem eliminados.
Para o jogo ficar mais divertido, a criança no centro do círculo pode gritar: ‘Meia volta!’ e as crianças devem começar a passar a batata no sentido contrário, assim como, quando gritar: ‘com uma mão!’, a batata deve ser passada somente com uma mão. Quem deixar cair também perde.
Quem estiver com a batata – ou outro objeto – nas mãos será o perdedor e ele trocará de lugar com a criança do centro do círculo e será vendado, e será ele quem gritará ‘queimou’ na próxima rodada.
A brincadeira é simples: a criança que está com a batata a joga para uma outra criança. Em algum momento, o professor, que não está olhando para o que está acontecendo, irá dizer que a brincadeira acabou. Quando isso acontece, a criança que está com a batata perde.
Em algum momento, pare a música de forma abrupta. Isso pode ser feito por um participante que não está na roda ou por um dispositivo de reprodução de música controlado por um adulto.
A brincadeira Batata Quente é uma brincadeira de roda bem tradicional em nosso país. Não há muitos registros de como ela surgiu, mas, sabe-se que a origem do seu nome se deu ao fato das pessoas terem dificuldades de segurar uma batata quente.
A última pessoa no círculo é o vencedor. Outra versão desta brincadeira estimula a aquisição e ampliação do vocabulário. Para jogar, inicie normalmente a batata ou o objeto escolhido pela roda de criança para criança.
De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega. O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado.
Os participantes começam a passar a “batata” de mão em mão no sentido horário ou anti-horário enquanto a música está tocando. A velocidade com que a “batata” é passada pode variar, mas geralmente é rápida e empolgante.
Batata quente é um jogo em que os alunos ficam em roda, formando um círculo. Apesar de não se saber ao certo a origem do jogo, há estudos que o identificam como de origem africana. Esse jogo foi muito praticado no século XIX. Em vez de batata, utilizava-se um boneco cuja forma lembrava uma batata.
Uma das coisas divertidas sobre a brincadeira de Batata Quente é que ela pode ser adaptada e personalizada de várias maneiras. Aqui estão algumas variações que podem adicionar um toque extra de diversão à brincadeira:
Não existem fontes confiáveis sobre a história da brincadeira. Por exemplo, segundo um material de Educação Física da prefeitura de Piquerobi, ela surgiu no século XIX.
2) Ele pertence a qual gênero textual? Gênero injuntivo, pois o texto apresenta instruções para o leitor sobre as regras de um determinado jogo/brincadeira.
Batata Quente é um jogo recreativo sem um limite certo de participantes, embora usualmente se considere o número ideal como de cinco pessoas. É considerado uma brincadeira infantil.
(to) play hot potato. To play the hot potato game.
Pois a batata é uma excelente condutora e armazenadora de energia. Pesquisas recentes indicam que a energia de uma batata média é capaz de superar em até cinquenta vezes a de uma bateria alcalina de 1,5 volt.
Esconde-esconde, pique-esconde ou escondidas é uma brincadeira infantil, na qual enquanto uma pessoa (o "pegue") fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (5 pessoas ou mais), os demais participantes se escondem.
Brincadeiras do Nordeste: pulando corda sob o sol cearense.
A gente pensa que a brincadeira é de um jeito, mas é totalmente diferente. ... Tem umas muito legais e engraçadas. Ao lado do nome da brincadeira, tem o local de onde ela surgiu.
Os jogos populares são brincadeiras tradicionais e que podem ser jogadas individualmente ou em grupo.
Convidamos você a repassar algumas das brincadeiras folclóricas mais populares na cultura brasileira.
Bolinha de gude, amarelinha, peão, queimada, pega-pega, baliza, corre cotia. Há muitas gerações, essas brincadeiras fazem parte da infância dos brasileiros. Assim como lendas, cantigas, provérbios, crenças e danças populares, elas ajudam a compor o folclore brasileiro, que tem seu dia celebrado em 22 de agosto.
Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico. Se você reconheceu algumas dessas brincadeiras (ou até mesmo todas), parabéns! Provavelmente, teve uma infância para lá de boa, marcada pela tradição do folclore brasileiro.