A interação hormonal entre hipotálamo, glândula hipófise anterior e ovários regula o sistema reprodutivo feminino. O hipotálamo secreta um peptídio pequeno, hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), também conhecido como hormônio luteinizante liberador de hormônio.
As gonadotrofinas hipofisárias são glico-proteínas, de metabolismo pouco conhecido e, excretadas na urina, conservam a atividade biológica. Produzidas sob estímulo hipotalâmico mediado pelo hormônio de liberação (GnRH), renovam-se no sangue em período de 12 a 24 horas.
Gonadotrofinas: os hormônios LH e FSH O principal objetivo da indução da ovulação é aumentar a quantidade de hormônios que estimulam o crescimento e amadurecimento dos óvulos. Nesse caso, os dois principais tipos de gonadotrofinas são o Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e o Hormônio Luteinizante (LH).
A gonadotrofina coriônica humana ou gonadotrofina coriónica humana (hCG) é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células trofoblásticas sinciciais nos líquidos maternos. ... É o único hormônio exclusivo da gravidez, fazendo com que o teste de gravidez pela análise de hCG tenha acerto de quase 100%..
O HCG é o responsável por provocar os sintomas de enjoo e vômito tão conhecidos e sofridos nos primeiros meses de gestação. Ele também pode provocar os seguintes sintomas: Sensação de sono e cansaço. Irritabilidade e mudanças de humor constante.
Gonadotropina Coriônica é indicado para a indução da ovulação após um tratamento com menotropina destinado à manutenção do folículo ou após um tratamento com FSH (urofolitropina) nos casos de esterilidade funcional, tais como amenorréia primária, amenorréia secundária crônica e anovulação crônica.
O beta HCG consiste em uma fração do hormônio, que atende pelo nome de gonadotrofina coriônica humana. Produzido pelo trofoblasto — estrutura que dará origem à placenta --, ele atua na implantação do embrião, além de ter um papel preponderante na manutenção da gestação.
De início é um teste negativo para gestação. Caso sua menstruação continue atrasada convém repetir o exame após dez dias para ter certeza. Muitas vezes ainda não ocorreu a produção de beta hcg por tratar-se de gravidez muito precoce.
Resultado de beta hCG
Em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio são superiores aos indicados para cada semana, mas para confirmar e saber o número de gêmeos, deve-se fazer uma ultrassonografia a partir da 6ª semana de gestação.
“Na primeira ecografia gestacional, a partir da 6º semana de gestação, já é possível saber se a gravidez é de gêmeos. Nesse mesmo exame, geralmente, se vemos dois sacos gestacionais distintos sabemos que serão gêmeos fraternos, ou seja, é mais provável que sejam de óvulos e espermatozoides diferentes.