Também conhecida como “cada um sabe onde lhe aperta o calo”, essa expressão idiomática significa que somente quem está passando por determinada situação sabe o quanto ela é complicada, dolorosa ou desgastante.
Significado de cada um sabe onde lhe aperta o sapato: É uma expressão usada para afirmar que cada pessoa conhece as suas pró...
Ditados populares são frases ou expressões consideradas sábias, porque são passadas de geração para geração e transmitem experiências e conhecimentos que podem ajudar pessoas mais novas a entenderem determinados comportamentos e acontecimentos.
Bom os Ditados Populares são aquelas frases ditas pelo povo. São pequenas, produzem efeitos moral e fazem parte da cultura de um povo. Por exemplo: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" é um ditado popular.
(Desde quando cachimbo tem pé? Como é correto: “Quem pariu e bateu que balance” / “Quem pariu os maus teus, que balance” (Afinal o que Matheus tem com isso? E quem pariu Luan, João, Maria faz como?) Como falamos: “Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro”.
Significa favorecer ou acobertar coisa errada feita por outro.
Quem come tudo num dia no outro assobia. Adágio Popular. Se você é guloso, controle-se. Não tenha pressa de comer a boa comida, pois você pode estar sendo enganado.
1. Vi minha vó pela greta. Quando você passa um susto ou uma situação muito apertada, grande perigo.
Por exemplo, este “Ensaio sobre o radar ou Boi preto conhece boi preto” (Inconfidências íntimas,1-12-2010); o título refere-se à alegada capacidade de um gay “encontrar outros gays mesmo em ambientes eminentemente heteronormativos”.
Clodovil: Significa guerreiro célebre e indica uma pessoa que pensa grande e sonha alto. Como a sorte geralmente o acompanha, alcança suas metas na vida sem maiores dificuldades. Sua presença é sempre marcante.
Hoje acordei com a avó atrás do toco. Pode-se traduzir por “levantei de mau humor”, “levantei de pé esquerdo”, “hoje, tome cuidado comigo”. E não nos acuse, a nós, mineiros, de enigmáticos ou herméticos. Há pelo Brasil muita expressão esquisita.
"Sua alma, sua palma" é um provérbio popular antigo que está ligado à ideia de desobediência e consequência. ... Por exemplo, quando o filho teima com a mãe em fazer algo que ela não aprova, ela diz: "Sua alma, sua palma".
Puxa-saco. A expressão surgiu nos quartéis brasileiros. Era o apelido dado aos soldados de baixo escalão que tinham a obrigação de levar os sacos de suprimentos de seus superiores durante as viagens e campanhas.