Quem Rodrigo Santoro?

Quem Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro é ator brasileiro e um dos maiores representantes nacionais em Hollywood. Sua carreira começou com novelas na Globo, como Pátria Minha e Explode Coração. O sucesso arrebatador veio com o Frei Malthus de Hilda Furacão (1998), em que contracenava com Ana Paula Arósio.

Com ele e os produtores, Santoro encampou uma briga ferrenha, na qual defendeu que seu Fernão de Magalhães deveria falar português em alguns momentos. Eles não queriam, por padronização, mas foram convencidos.

Rodrigo Santoro: Morte de Dom Phillips e Bruno Pereira é desesperadora

"Sem Limites é o próximo projeto. É um personagem histórico e especial. Faço Fernão de Magalhães, que conheci há pouco tempo, e a maioria das pessoas conhece apenas a superfície do que ele fez. Foi um processo incrível de pesquisa. Tive muito tempo para trabalhar porque começou antes da pandemia. É uma produção espanhola. Trabalhei com atores incríveis, entre eles o professor de La Casa de Papel, o Álvaro Morte. O mais importante é que um projeto que foi pensando em um tamanho muito grande. O espectador vai se surpreender com a história do Fernão. Ele descobriu o que se chama de Estreito de Magalhães, mas sua história vai muito além disso.... Eu me surpreendi e vai surpreender as pessoas. É um personagem com peso muito grande, um protagonista muito forte, diferente de tudo o que eu fiz."

“Temos uma torcida mútua, admiro essa trajetória dele de ter ido para fora, com a dificuldade do rótulo de latino. Evidente que por sermos amigos e com tantas afinidades a gente pensava em trabalhar junto e a pandemia possibilitou isso, porque Rodrigo estava aqui com a mulher, a filha, isolado com os pais..”, diz ele, quem também dirige a série, que este ano conta ainda no elenco com Letícia Colin (Manu), Christian Malheiros (Tony), Luana Xavier (Giovana) e  Miwa Yanagizawa (Lidia).

Músicas póstumas de Michael Jackson são tiradas de plataformas de streaming


                    Músicas póstumas de Michael Jackson são tiradas de plataformas de streaming

Nos cinemas, foi premiado por atuações em longas como Abril Despedaçado, Bicho de Sete Cabeças e Carandiru. Seu talento o lançou para trabalhos internacionais, como os filmes As Panteras, Simplesmente Amor e Chanel, além das séries Lost e Westworld.

"A gente tem um brinde com a nossa filha que a gente fala: Amor, bom-humor, saúde e paciência. Não sei se é exatamente o segredo, mas esses são quatro ingredientes que têm nos ajudado a chegar até aqui", completa Mel, se referindo a filha do casal, Nina, de 4 anos. 

Calor começa a impactar inflação e ameaça preço de alimentos e tarifa de energia

“Quando você assiste à série, apesar de não necessariamente estar identificado com o problema do paciente, as questões são existenciais, são conflitos humanos que todos nós podemos viver. É de muito fácil identificação nesse sentido.  Espero que essa quinta temporada seja tão forte e tocante para o público como foi pra gente fazendo esse trabalho”, diz o ator.

Rodrigo Santoro é uma referência para a safra de atores brasileiros que têm conquistado um espaço em Hollywood. O ator, que teve a sua primeira oportunidade no exterior em 2003, relembrou sua jornada e disse que não separa a carreira entre nacional e internacional. 

Seu mais recente projeto será lançado neste segundo semestre, a série espanhola Sem Limites, do Amazon Prime. No projeto, que ele adianta ser grandioso, Rodrigo vive o protagonista Fernão de Magalhães, responsável por descobrir o Estreito de Magalhães.

Atores, que são pais de Nina, de 4 anos, costumam brindar quatro desejos essenciais para um bom relacionamento: "Amor, bom-humor, saúde e paciência"

Atores, que são pais de Nina, de 4 anos, costumam brindar quatro desejos essenciais para um bom relacionamento:

Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak deixam claro que não há segredos para uma relação duradoura. Juntos há dez anos, eles encontram uma forma para o êxito na convivência, baseada no respeito das individualidades.

Rodrigo diz que o trabalho de terapeutas é um exercício de compaixão e de se colocar no lugar do outro, tentando entender e escutar. “A gente está precisando ser abraçado, ser acolhido por tudo que a gente está vivendo. É um momento muito importante para falarmos sobre as nossas dores, nossos conflitos, pra falarmos das nossas humanidades”, garante.

Para compor Davi, ele falou com vários profissionais. “Ele é um pouco o resultado dessa conversas. Davi é um mosaico de todas as coisas que eu escutei e senti conversando com esses profissionais. Ele trabalha na maior parte do tempo com crianças, mas também atende adultos e humaniza muito a relação entre terapeuta e paciente. Acho que esse é o traço mais marcante da linha de trabalho do Davi. É um profissional muito estudioso, reconhecido e que, ao mesmo tempo, tem uma série de conflitos na sua vida pessoal. Ele está ali para tentar ajudar o Caio e ele acaba descobrindo que o Caio também pode ajudá-lo. Existe uma troca entre os dois”, adianta.

Veja os espetáculos em destaque e leia críticas teatrais

"Hoje abriu muito o mercado, o que é muito importante e bom. Vivemos um período mais democrático. Cada ator é um processo, mas o que eu fiz e deu certo foi sempre me concentrar nas pessoas e no projeto que eu ia trabalhar, independentemente de ser um trabalho daqui ou de fora. Tanto é que nunca mudei para o exterior. A minha visão é de uma estrada só. Tive oportunidade de trabalhar nos EUA, acabei de voltar da Espanha, estou com projeto no Brasil que anda não posso falar... Continuo explorando oportunidades. Trabalho onde eu tenho oportunidade, não separo como carreira no Brasil e carreira no exterior. É um mesmo caminho."

“Ter a oportunidade de investigar esse universo e falar de saúde mental nesse momento foi um presente. Quando o Selton me fez o convite, fez muito sentido porque mais do que nunca nós precisamos falar de saúde mental por tudo que a gente está vivendo e por toda sua abrangência”, diz Rodrigo. “Saúde mental de forma abranjante e não de forma estereotipada como vemos, não podemos reduzir quando falamos de saúde mental. A saúde mental abarca depressão, ansiedade, transtornos...”, aponta.

Israel invade hospital e diz encontrar armas do Hamas; veja vídeo

Por ser brasileiro, Santoro tomou cuidado para não romantizar a época das grandes navegações, já que delas saiu a exploração das Américas e incontáveis horrores. Para o ator, foi interessante trabalhar em "Sem Limites" porque pôde notar como pouco mudou na estrutura da sociedade brasileira de lá para cá.

Santoro pesquisou tanto que descobriu até detalhes da infância do português, por meio de documentos não digitalizados e conversas com uma historiadora que prepara um livro sobre Fernão de Magalhães, um homem que se sentia negligenciado pelo rei.

Questionados se os rumores de que estariam tentando ter mais um filho eram verdadeiros, Mel nega: "Não é verdade. Acho que filho é uma decisão de muita responsabilidade, um casal precisa estar pronto para ter um segundo filho. É mais que um simples desejo. A gente tem uma vida muito corrida, viaja muito...  Então, nesse momento, a gente não acha que está pronto para isso. Eu adoro ser mãe, é algo que me dá muito prazer, mas por enquanto ainda não está num plano de curto prazo, não."

Quantos filhos tem Rodrigo Santoro?

Nina Fronckowiak Santoro Rodrigo Santoro/Children

Qual a profissão de Rodrigo Santoro?

Dobragem Ator de cinema Rodrigo Santoro/Professions

Onde vive Rodrigo Santoro?

Petrópolis Rodrigo Santoro/Places lived