O Brasil é uma república porque o chefe do Estado é eleito pelo povo, por mandato. É presidencialista porque o presidente da República é chefe de Estado e também chefe de governo. É federativa porque os entes federativos têm autonomia política.
O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mato Grosso
Desenvolvimento regional é o fornecimento de ajuda e assistência a outras regiões que são menos desenvolvidas economicamente.
Ás principais agências de desenvolvimento regional no Brasil são: Sudeco, Sudam, Dnocs, Codevasf, Sudene.
Sul e Sudeste concentram 91% dos municípios mais desenvolvidos | Agência Brasil.
Há muitas organizações e agências que funcionam para trabalhar em questões específicas. Algumas das mais conhecidas são a OIT, a FAO, a UNESCO, o UNICEF, o FMI, o Banco Mundial, a OMS e a OMC. A maioria das agências está vinculada a um único órgão principal e, desenvolvem diversos programas segundo sua função.
Resposta. Resposta: 1 - alternativa - a) Mato Grosso.
A sua área de atuação inclui os estados do Centro-Oeste - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. Embora aprovada no governo Lula, a recriação da Sudeco foi regulamentada apenas no governo Dilma.
O Tribunal de Contas da União (TCU) avaliou a adequação de benefícios tributários concedidos a empreendimentos prioritários para o desenvolvimento regional nas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
A Sudene foi criada em 1959, com sede em Recife. Era uma autarquia diretamente subordinada à Presidência da República com a missão de combater o quadro de seca, desemprego, êxodo rural e domínio oligárquico na região.
3.
Resultou dessa experiência a criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em 1959, e posteriormente a criação da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), respectivamente.
A criação da Sudene | CPDOC. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, criada pela Lei no 3.
Como funciona o SUDENE A SUDENE desenvolve o seguinte planejamento para a expansão industrial: ... O objetivo da SUDENE não é somente buscar apenas o crescimento do PIB, como também fortalecer todos os indicadores sociais, como educação, IDH, e garantir melhor infraestrutura da região.
Dessa forma, foi considerada como MISSÃO da SUDENE: Articular e fomentar a cooperação das forças sociais representativas para promover o desenvolvimento includente e sustentável do Nordeste, a preservação cultural e a integração competitiva da base econômica da Região nos mercados nacional e internacional.
Com a lei complementar 125/07, a Sudene foi reimplantada, sendo extinta a ADENE. A Sudene tem como finalidade promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, mais conhecida pela sigla Sudene, é uma autarquia federal, subordinada ao Ministério do Interior, com sede em Recife, Pernambuco.
1959
O BNDES, integrado à ação do governo federal de promover políticas que privilegiem o desenvolvimento regional, vem, ao longo das décadas, alterando seu foco de atuação e promoven- do a ampliação de políticas transversais para esse fim.
É criada com a finalidade de planejar, coordenar, promover a execução e controlar a ação federal na Amazônia Legal, tendo em vista o desenvolvimento regional. A SUDAM foi instalada em 30 de novembro de 1966. O primeiro superintendente foi o General Mário de Barros Cavalcante.
A principal atividade econômica que impulsionou o desenvolvimento na Região Norte no final do século XIX e no começo do século XX foi a extração do látex, que era transformado em borracha, uma matéria-prima essencial para a industrialização de então (os pneus dos automóveis e as esteiras das fábricas, por exemplo, eram ...
Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910). ... Com o avanço da industrialização nos países centrais e as descobertas do processo de vulcanização e do pneumático, aumentou a demanda pela borracha, cuja extração, ainda em 1840, começou a prosperar a região.
Tem como principal atividade a extração de minérios e vegetais. A economia da região Norte é baseada nas atividades de extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, pecuária e turismo. ... O turismo também tem dado resultados positivos na economia da região norte.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte são o extrativismo mineral e vegetal, agricultura comercial, pecuária extensiva, turismo e serviços.
Resposta. As principais atividades econômicas da região norte são: Indústria,extrativismo vegetal,e pecuária bufalina.