O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia ligada ao Poder Executivo federal brasileiro e responsável por receber as contribuições que mantêm o Regime Geral da Previdência Social, sendo também o órgão responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-acidente e ...
Você com certeza já ouviu falar do INSS e sabe que ele é um órgão público responsável por diversos serviços relacionados com a previdência social. Mas existem várias outras entidades também responsáveis pela estrutura do sistema previdenciário brasileiro.
O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS foi fundado em 27 de junho de 1990. Sua função é a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do Regime Geral de Previdência Social – RGPS. Hoje, o RGPS conta com mais de 50 milhões de segurados e presta seus serviços a 33 milhões de beneficiários.
O desconto do INSS, feito todo mês, é obrigatório para quem trabalha de carteira assinada. ... O valor descontado, é repassado para os cofres públicos e usado como garantia para assegurar aos trabalhadores benefícios como aposentadoria, salário maternidade, pensão por morte, auxílio doença e outros, se necessário.
A Previdência Social é uma conquista da Constituição Federal de 1988 que assegura para todos os trabalhadores, sejam eles rurais, urbanos, idosos, doentes, inválidos ou acidentados o direito a uma quantia financeira mensal ao pararem de trabalhar. Os dependentes também tem acesso ao direito.
Através do site meuinss.gov.br e do aplicativo oficial Meu INSS, o contribuinte consegue consultar o histórico da sua história de trabalho e o tempo total de contribuição acumulado até o momento.
Caso você tenha a carteira assinada e também é um microempreendedor, SIM você terá que contribuir para os dois regimes, mesmo que na sua carteira já seja descontado o INSS, você também terá que recolher a guia do MEI.
Como pagar INSS como autônomo 2020?
4 passos para pagar o INSS como autônomo