José Tiago, mais conhecido como Projota, ajudou a construir a segunda geração do rap brasileiro, marcada por transformações importantes que abriram portas para que o estilo se tornasse mais popular.
Até ele mesmo concorda que suas amizades foram equivocadas. "Eram muitas pessoas querendo o prêmio, queriam destaque, mas estavam juntas. Como que eu me destaco aqui? Ali já estava errado. Tiveram conversas que o grupo tem que ser assim e assim. Tinha gente do grupo que queria definir como que o grupo tinha que ser. Quem devia fazer parte do grupo", reconheceu Projota em entrevista à Ana Clara Lima após sua eliminação
Cantor e rapper, ele é o principal nome do gênero no cenário nacional. Curiosamente, terá a companhia de Karol Conká, outra expoente do gênero musical e também participantes do BBB 21.
Em uma "batalha de rap", Lucas ficou radiante pela oportunidade de improvisar rimas com o ídolo. No entanto, pelas costas do ator, Projota fez chacota das rimas do colega de confinamento. Essas ameaças só o prejudicaram.
Metade dos participantes se inscreveu e participou do processo seletivo do reality show. Eles integram o grupo Pipoca. Outra metade é composta por artistas e celebridades convidados. Esses participantes são do grupo Camarote.
Na conversa com Lucas depois de o ator chatear muita gente na primeira festa do "BBB 21", Projota disse que, apesar da gravidade de seus atos, queria "ajudá-lo a se recuperar". Argumentou que todos erram.
Quando Lucas errou, o cantor até lhe ofereceu empatia, conselhos e chegou a dizer que lhe pagaria terapia fora da casa mais vigiada do Brasil. Tiago Leifert elogiou o rapper pelo feito, mas o artista interpretou a mensagem de forma errada.
Por último, não menos importante: o moleque da vila é chato para comer. Além de reclamar quando as coisas não acontecem do seu jeito, o artista se mostrou uma pessoa difícil de conviver quando o assunto é comida.
Assim como Karol Conká, Nego Di, Lumena e outros tantos participantes que saíram rejeitados do BBB, Projota vai precisar ter jogo de cintura e uma boa estratégia para reerguer sua carreira.
Projota ganhou respeito na música ao cantar, em mais de 15 anos de carreira, sobre respeito, igualdade e amor. Sua participação no "BBB 21", porém, tem partido muitos corações de fãs do rapper com um show de closes errados.
José Tiago Sabino Pereira é o nome completo de Projota. Ele nasceu no dia 11 de abril de 1986 em Lauzane Paulista, um bairro da Zona Norte de São Paulo.
Aos 11 anos, Projota era fã de rock e se inspirava em Legião Urbana e Guns N’ Roses para compor suas primeiras músicas. O interesse pelo rap veio só mais tarde, por volta dos 16 anos.
Projota entrou como um dos favoritos ao prêmio de R$ 1,5 milhão do 'Big Brother Brasil 21'. Ele chegou a ser imunizado pelo público ao lado de Fiuk e Viih Tube, antes mesmo do programa começar. Porém, sua trajetória foi descendente.
O primeiro nome artístico do cantor foi JT, que depois virou Jotatê. Como o nome era comum demais, ele foi buscar outra coisa e acabou se batizando de pro J (o pro vem de profissional). A pronúncia era boa, mas a escrita ainda deixava dúvidas. Depois de muita pesquisa, nasceu o Projota.
Junto com seus aliados, Projota iniciou uma verdadeira guerra contra Lucas. Ele passou a falar mal do jovem pelas suas costas, bolar planos para colocá-lo no paredão e tais atitudes foram muito mal vistas pelo público - o ranço, citado no primeiro parágrafo, se instaurou a partir dai.
O cantor tem uma filha bebê, Marieva, que completa um ano em fevereiro. De acordo com ele, ficar longe da filha e da esposa será um dos maiores desafios do confinamento, que pode chegar a 100 dias, caso avance até a final.
Ele não teve a mesma postura com Lucas Penteado. Decepcionou ao tirar sarro das habilidades de rima do ator, seu fã declarado, depois de eles participarem de uma batalha de rap no programa.
Ela Só Quer Paz foi lançada no DVD 3Fs em 2016 e foi sucesso imediato, principalmente depois de entrar para a trilha sonora de Malhação: Pro Dia Nascer Feliz no mesmo ano.
No entanto, faltou esse apoio a Gil. Depois que o rapper soube que o pernambucano contou ter sofrido preconceito por ser negro, tratou de desqualificá-lo. Disse a Arthur que o adversário é "branco que acha que é negro".