Quem podia votar em 1988? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos. § 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.
O que teve em 1988?
25 de junho - Fundação do Partido da Social Democracia Brasileira. ... 5 de outubro - Promulgação da Constituição Brasileira de 1988. 30 de outubro - Ayrton Senna torna-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez. 8 de novembro - Eleições Presidenciais nos Estados Unidos.
O que mudou com a Constituição de 1988 resumo?
Entre as mudanças, o País ampliou direitos para trabalhadores domésticos, transformou transporte e alimentação em direitos sociais, criou um limite para os gastos públicos, aboliu a votação secreta nos casos de perda de mandato de deputado e senador e na apreciação de vetos.
O que foi criado em 1989?
O muro que dividiu a capital alemã, Berlim, em ocidental e oriental e que separou a população por 28 anos começou a ser derrubado na noite de 9 de novembro de 1989. O evento é celebrado até hoje como um dos eventos chave para o fim do conflito.
Como era o voto em 1988?
Direito ao voto e participação popular também estão previstas na Constituição. Promulgada após 24 anos de ditadura militar, a Constituição de 1988 restaurou os direitos políticos dos brasileiros. Com ela, o voto passou a ser direto, secreto e com valor igual para todos.
Quem podia e quem não podia votar antigamente?
Nos Estados Unidos, o voto censitário foi introduzido na primeira constituição geral, em 1787, em que somente pessoas brancas que fossem ricas e alfabetizadas podiam votar, negros e brancos pobres não podiam votar.
Quais foram as principais mudanças promovidas pela Constituição Federal de 1988 *?
Conquistas da Constituição de 1988 A Constituição também garante o direito de liberdade de imprensa e atribui a defesa do meio ambiente e da família como dever do Estado. Além disso, a Constituição assegura aos indígenas os direitos de preservação de sua cultura e de demarcação de seus territórios.