EQST

Quem Pode Usar Fio Dental?

Quem pode usar fio dental?

É aconselhável que as crianças utilizem o fio dental não somente para limpeza entre os dentes, mas também para que criem o hábito de utiliza-lo sempre. Assim, na fase adulta, seguirão a rotina de limpeza mais naturalmente, acarretando em uma saúde bucal mais completa”, sugere a dentista.

É importante usar o fio dental?

O uso do fio dental é imprescindível na prevenção de placas bacterianas e tártaro. Esses problemas provocam aquele aspecto amarelado nos dentes, principalmente na região da curva gengival. Ao prevenir placas bacterianas e tártaro, o fio dental contribui para que os dentes fiquem mais brancos ao longo do tempo.

O que eu posso usar para substituir o fio dental?

O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.

Quantas vezes é preciso passar o fio dental?

É recomendado que o uso do fio dental seja diário, 1 a 2 vezes por dia, no entanto o ideal é que seja usado após todas as refeições principais.

Tem que usar o fio dental todos os dias?

O ideal é que ele seja utilizado sempre antes de cada escovação. Dessa forma, você consegue eliminar o acúmulo de alimentos entre os dentes e a escova consegue ser mais efetiva. Se não for possível utilizar o fio dental sempre no mesmo momento da escovação, ele precisa ser utilizado no mínimo uma vez ao dia.

Porque além da escovação é importante usar o fio dental?

Bem, o papel do fio dental na higienização bucal é realizar a limpeza que a escova de dentes não consegue fazer. Isso porque, mesmo depois de escovar os dentes com cuidado, muitos restos de comida ainda ficam entre os dentes, nos locais que a escova não alcança.

Quais as consequências de não escovar os dentes?

Quando ficamos sem escovar os dentes inicia-se um processo de perda de mineral dos dentes. E se a falta da escovação se tornar mais frequente, a desmineralização da estrutura dos dentes também será rotineira, o que pode resultar no aparecimento de cárie. O mesmo pode acontecer em relação às doenças gengivais.

O que fazer quando não tem fio dental?

Quem não utiliza o fio dental acaba ficando exposto a uma série de problemas bucais como: infecções na boca, formação de tártaro, formação de placa bacteriana, cárie e gengivite. Os dentistas da OP também recomendam que você venha fazer uma avalição conosco. Não precisa agendar horário, é só chegar!

O que colocar no irrigador dental?

Encha o reservatório de água.
  1. Use água morna. Não use água quente demais.
  2. Adicione uma tampinha de enxaguante bucal com clorexidina duas vezes na semana para esterilizar o ambiente. Não use água salina, pois isso pode acabar entupindo os caninhos do irrigador.

Porque a gengiva dói quando passo fio dental?

A dor na gengiva pode acontecer quando se escova os dentes com muita força ou devido quando se usa incorretamente o fio dental. No entanto, a dor na gengiva, quando frequente, pode ser indicativo de situações mais sérias e que necessitam de tratamento, como gengivite, sapinho ou câncer de boca, por exemplo.