Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS. Para os que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses).
A vacina HPV é indicada para a imunização ativa contra os genótipos de baixo risco HPV 6 e 11 e de alto risco HPV 16 e 18. A vacinação consiste na administração de três doses, com esquema vacinal 0, 6 e 60 meses (esquema estendido).
Se você teve lesões de alto grau no colo uterino e já realizou o tratamento, a vacina pode evitar a recidiva da lesão de alto grau. Se você eliminar o vírus e evoluir para cura, a vacina pode evitar a reinfecção. Se você nunca teve lesão pelo HPV e só tem o exame positivo, a vacina não terá grande benefício.
A duração da eficácia foi comprovada até 9 anos, mas ainda existem lacunas de conhecimento relacionadas à duração da imunidade em longo prazo (por quanto tempo as três doses recomendadas protegem contra o contágio pelo HPV) e a necessidade de dose de reforço (aplicação de novas doses da vacina no futuro na população já ...