Quem Pode Se Tornar Santo?

Quem pode se tornar santo

O primeiro requisito para uma pessoa, religiosa ou leiga, virar santa católica, como ocorre com a freira baiana Irmã Dulce, que será canonizada hoje pelo papa Francisco, em Roma, é o clamor popular em torno de sua existência. Um candidato a santo tem de ter alguma vinculação com a condição de ser venerado por alguma característica ou comportamento, religioso ou social, que o torne diferente entre fiéis e atraia devoção.

Somos o que queremos ser. Somos, por assim dizer, obra de nossas mãos. Em cada escolha nossa, deixamos um rastro de nosso jeito de ser pessoa e, assim, deixamos um jeito de ser santo. O amanhã depende muito de como vivemos o hoje. Não deixe a vida o levar; leve a vida! Não a desperdice!

BLOGS

De lá, o tour segue para a Igreja São João Paulo II, nos Alagados, bairro onde, em 1935, Irmã Dulce começou seu trabalho de assistência. Inclui ainda o Largo de Roma e a Capela das Relíquias, para onde foram transferidos os restos mortais da freira. Já a parada final é a famosa Igreja do Senhor do Bonfim, a 500 metros do Largo. O roteiro, em convênio com duas agências, custa de R$ 90 a R$ 170.

Não demorou muito para que o próprio Karol Wojtyla, que morreu em 2005, virasse um santo. São João Paulo II foi canonizado em abril de 2014. A observação profética sobre o suprimento da carência brasileira de santos cumpre-se mais uma vez com a Igreja recebendo no Vaticano mais uma canonização hoje, a da baiana Irmã Dulce como Santa Dulce dos Pobres, em evento que inclui missa de Ação de Graças, às 5 horas deste domingo. A Igreja ainda prepara uma festa na Arena Fonte Nova, em Salvador, para comemorar a canonização do "Anjo Bom" da Bahia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Quem Foi Irmã Dulce?

<strong>Quem Foi Irmã Dulce?</strong>

Para que o pedido de canonização por milagres seja analisado é necessário encaminhar para o Vaticano uma série de comprovações e documentos redigidos em latim que é a língua da Igreja. Há um número significativo de santos, beatos, veneráveis e servos do Senhor na Igreja Católica.

O caso de Irmã Dulce se destaca na história de canonizações por ter sido a terceiro mais rápido da história. Levou somente 27 anos de pesquisa após seu falecimento (um tempo bem curto) para a sua canonização. Mais rápido do que isso apenas a canonização de São João Paulo II que aconteceu 9 anos depois de seu falecimento e de Santa Teresa de Calcutá, 19 anos depois de sua morte.

Atualmente, estamos muito voltados para esta realidade, que nos eleva para uma transcendência para a dimensão da fé, do povo de Deus, da vida da Igreja, porque temos a graça e a alegria da canonização da Santa Dulce dos Pobres. É muito importante porque a Irmã Dulce passou por essas etapas. O primeiro milagre, que serviu para a beatificação; o segundo, que serviu para a canonização. No mundo, o papa Francisco tem favorecido a canonização e beatificação de santos... canonizou Anchieta, dom Oscar Romero.

Juventude

Na relação de comprovações exigidas pelo Vaticano para a declaração de santidade por milagres, examinadas por historiadores e especialistas em Direito Canônico, segundo o frei Xavier, há também a necessidade de os documentos serem redigidos em latim. "É a língua oficial da Igreja", diz.

É hora de nos levantarmos e propormos uma santidade linda, apresentada pela Igreja Católica há mais de dois mil anos, e que é possível. Vamos santificar nosso namoro, nosso trabalho, nossas amizades, nossas baladas. É possível! O mundo e Deus esperam isso de nós! A juventude é uma riqueza que nos leva à descoberta da vida como um dom e uma tarefa.

Quem são os santos? Uns bem-aventurados, os felizes desta terra. Quem pode ser santo? Todos. Como ser santo? Basta se unir a Deus pelos sacramentos da oração e duma luta contínua para dar gosto ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Qual é a finalidade de uma pessoa santa? Unir-se ao Santo dos santos e arrastar livremente muitas outras pessoas que lutaram para alcançar a santidade, a felicidade, a plenitude da vida.

Decreto Papal: Sem Comprovação de Milagres

<strong>Decreto Papal: Sem Comprovação de Milagres</strong>

Nascida em 1914, em Salvador, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes tornou-se célebre como Irmã Dulce. A ela foi atribuída a alcunha de ‘anjo bom da Bahia’ tendo sido responsável pela construção de uma gigantesca obra de assistência social gratuita. Tendo enfrentado resistência de governos e até de seus pares da Igreja, Irmã Dulce, nunca desistiu de ajudar os mais necessitados. A religiosa faleceu em 1992 aos 77 anos de idade.

Como se pode observar, a serpente astuta que aparece no livro do Gênesis, enganando os nossos primeiros pais, não estava tão equivocada: podemos ser como deuses, ou seja, podemos ser divinizados pela graça de Deus e nos parecermos com Ele já aqui nesta terra, e depois, eternamente no céu. O erro da serpente não estava nesta afirmação – sereis como deuses –, mas no método para alcançar esse objetivo. A serpente demoníaca propôs o orgulho e a desobediência para alcançar a divinização. Nada mais contraditório! O caminho é justamente outro: a humildade e a obediência acompanhadas da mais nobre de todas as virtudes: a caridade.

Martirização: Sem Comprovação de Milagres

A santidade nos parece algo tão distante ou quem sabe meio impossível. Por isso nem pensamos em persegui-la para alcançá-la. Embora Jesus nos tenha ordenado: “Sede perfeitos (santos), assim como vosso Pai celeste é perfeito” (Mateus 5, 48).

c. “Tira as sandálias dos pés”. Posso pisar sobre um fio elétrico e levar um grande choque ou não. Depende do isolante que eu tenha em meu calçado. Deus diz a Moisés: “Tira o ‘isolante’ dos teus pés”. Tira as sandálias! Pisa na terra! Entra em contado direto com ela. Sente o calor da terra. Deus deu-nos o Espírito Santo. Quis colocá-Lo tão em contato conosco que acabou colocando-O dentro de nós. Somos por Ele habitados para estarmos em contato direto o tempo todo e totalmente com Ele. Onde há isolante, a energia não chega. A cinza que se acumula sobre a brasa não permite que ela aqueça o churrasco. É preciso soprá-la. Jesus “soprou sobre eles dizendo-lhes: recebei o Espírito Santo” (cf. João 20, 22). O calor do Espírito nos aquece. Com esta força podemos progredir na santidade.

Política

Um exemplo: aqui em Natal temos um padre muito santo desde o século 19, padre João Maria, que morreu no século 20. Ele já é tido como santo de Natal. A partir daí, a Igreja precisa preparar o processo de sua futura beatificação e ele já passa a ser, para a Igreja onde viveu, onde está sendo registrada a piedade popular, a devoção ao milagre, um Servo de Cristo. Abre-se então o processo para beatificação. Iniciado o processo na Congregação, em Roma, ele vai ser visto como "venerável". Aí o processo passa a ser de investigação, pesquisa e comprovação de milagres, virtudes heroicas, até ser beatificado. É preciso comprovar um milagre para ser beato. Depois, com outro, pode ter a graça da proclamação de santo.

Há uma Congregação de Roma, o Dicastério para a Causa dos Santos. É a referência para a qual devemos nos voltar e pedir assessoria e orientação, para aí encaminhar e instaurar os processos de beatificação e canonização na Igreja.

Nesse caso, uma das peculiaridades é justamente a celeridade do processo. Ela ficou em terceiro lugar na história das canonizações e beatificações, com apenas 27 anos de estudos depois da morte, atrás apenas de São João Paulo II, 9 anos depois da morte, e Santa Teresa de Calcutá, 19 anos. É muito louvável.

O que os santos nos ensinam?

Aqueles que amaram ao Nosso Senhor, a Igreja, a Eucaristia e rejeitaram o pecado, os vícios e as mazelas deste mundo. “Amigo fiel, refúgio poderoso” (Cf 6, 14), nos ensinam sabiamente as Sagradas Escrituras. Santo Tomás, no entanto, acrescenta que amigo é aquele que “ama e rejeita as mesmas coisas”.

O que os Santos falam sobre amizade?

Não existe verdadeira amizade senão entre aqueles que Deus une pela caridade. O ser amigo nos funde na amizade do ser; os amigos são uma só alma. A suspeita é o veneno da amizade. A amizade é uma experiência do absoluto de Deus.

Faz-nos tanto bem quando sofremos ter Corações Amigos cujo eco responde a nossa dor?

Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde a nossa dor”. (Santa Teresa de Lisieux)

Qual a necessidade da oração?

A oração é o dom de Deus para abençoar outros. Oh, encha cada dia com orações de bênção e aproprie-se do tremendo poder que Deus lhe concedeu! Através de nossas orações Deus pode mudar gerações, vidas e países, que estão precisando do seu incondicional e infalível amor que um dia nos resgatou.

Como falar com Deus em oração?

A maneira mais simples de orar é ficar em silêncio, colocar a alma de joelhos e esperar pacientemente que a presença de Deus se manifeste. E Ele vem sempre. Ele entra no nosso coração e quebranta nossas vidas. Quem teve essa experiência um dia nunca se esquecerá.

Como posso falar diretamente com Deus?

É possível falar com Deus em voz alta ou dentro de sua cabeça, dependendo do que você acha mais eficaz. Encontre um lugar calmo e privado para conseguir concentrar-se enquanto fala. Não tem problema falar com ele em silêncio na fila do mercado, sentado no seu quarto, no trabalho, na escola e em qualquer lugar.

Como eu faço para falar com Deus?

4 dicas para comunicar-se de verdade com Deus

  1. Pondere sobre sua vida e o que você precisa. Meu marido e eu temos conversas frequentes nas quais eu pergunto: “O que você acha que devemos fazer sobre isso?”. ...
  2. Reflita sobre sua identidade divina e seu relacionamento com Deus. ...
  3. Visualize Deus ouvindo sua oração. ...
  4. Faça perguntas inspiradas.