Se o presidente sancionar (ratificar) o projeto, ele se torna lei e é publicado no Diário Oficial da União. Mas o presidente pode vetar uma parte do projeto ou todo ele. Se vetar alguns trechos, a parte sancionada vira lei, e os vetos voltam para análise do Congresso Nacional (sessão conjunta da Câmara e do Senado).
A Constituição Federal estipula um prazo de 48 horas para promulgação pelo Presidente da República, contados da sanção ou da comunicação sobre a rejeição do veto.
Sancionar é o ato de aceitar o projeto de lei por parte do presidente da república. Promulgar é o nascimento da lei, a lei passa a existir no mundo do direito. A publicação se da através da imprensa oficial, e poderá ser vista em um quadro na prefeitura ou câmara.
Promulgar significa introduzir a nova lei no compendio jurídico brasileiro. Ou seja, reconhecê-la como válida e ordenar seu cumprimento por todos (ou seja, cumprir e fazer cumprir). Publicar significa dar conhecimento a todos sobre a existência da nova lei.
A distinção entre a SANÇÃO e a PROMULGAÇÃO esta na razão direta do fato de que SANÇÃO incide sobre o projeto de lei, enquanto que a PROMULGAÇÃO incide sobre a lei. É através do ato de sanção que o projeto de lei se transforma em lei, conjugando a vontade política do Poder Legislativo com o Poder Executivo.
Salvo disposição em contrário, a lei começa a vigorar no país 45 dias depois de publicada no órgão oficial.
1. A lei passa a existir com a sua promulgação. Assim, a medida provisória converte-se em lei, com a promulgação desta, que deve se perfazer no prazo de trinta dias a partir da publicação da medida provisória.
“De acordo com o art. 1º do Decreto-Lei nº 4.
Vacatio legis é uma expressão latina que significa “vacância da lei”, é o prazo legal que a lei demora para entrar em vigor, ou seja, o período que decorre entre o dia de sua publicação até sua vigência, devendo seu cumprimento ser obrigatório a partir dessa data.
Expressão latina que significa vacância da lei, correspondendo ao período entre a data da publicação de uma lei e o início de sua vigência. ... A vacatio legis vem expressa em artigo no final da lei da seguinte forma: "esta lei entra em vigor após decorridos (o número de) dias de sua publicação oficial".
45 dias
§ 1º A contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subseqüente à sua consumação integral. (Parágrafo incluído pela Lei Complementar 107, de 26-4-2001.)
Trata-se da chamada vacatio legis, período no qual a norma estará em um estado de hibernação. Tal vacatio será, em regra, de 45 (quarenta e cinco) dias para o território nacional e de 3 (três) meses para o estrangeiro.
A vigência de uma norma é a possibilidade, em tese, de ela produzir efeitos, limitando comportamentos e sendo utilizada pelos tribunais. Como regra, uma vez que a norma jurídica se torna válida ela passa a ter vigência (pode produzir efeitos).
Início da vigência Geralmente, uma norma entra em vigor no momento de publicação do texto legal que a veicula. No entanto, pode ser estabelecido no próprio texto legislativo que a norma só passará a viger após certo período de tempo contado a partir da publicação.
substantivo feminino Particularidade ou estado do que é vigente; que se encontra em vigor e possui resultados: questionar a vigência de uma norma; cessar a vigência de um contrato. Circunstância ou resultado acabado que se encontra em vigor por não ter sido revogado: ele foi preso pela vigência de uma lei.
Dicionário Online, Significado, O que Significa ano-vigente para você? ano seguinte como por exemplo:fiz uma divida em 2011mas so vou começar a pagar em 2012 .o ano de 2012 È o ano vigente.
Significado de Vigente adjetivo Que se encontra em vigor; que vigora, está em aplicação neste momento, no momento de agora: os comportamentos vigentes são bem diferentes daqueles de antigamente. Utilizado de modo efetivo; que tem validade; válido: segundo as leis vigentes.
Vigência é o período de validade das coberturas e assistências do seguro. O seguro de vida tem duração de 12 meses e poderá ser renovado, a não ser que você solicite o cancelamento à Seguradora.
A vigência do seguro auto está relacionada com os períodos de início e fim da proteção contratada. Ou seja, a partir do início da vigência, o segurado terá cobertura da seguradora de acordo com sua apólice e, a partir da data final da vigência, não terá mais proteção alguma.
30 dias
O seu seguro vai começar a valer às 24 horas (meia noite) da data de início indicada no contrato, que consta no documento da apólice. Isso caso a seguradora aceite o seu seguro. Geralmente, o contrato terá início de vigência a partir da data da recepção da proposta pela seguradora.
Pode verificar o seguro através da matrícula automóvel no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões....Informação apresentada