Quem pode protestar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O protesto é um ato formal que se destina a comprovar a inadimplência de uma determinada pessoa, física ou jurídica, quando esta for devedora de um título de crédito ou de um outro documento de dívida sujeito ao protesto. Somente o Tabelião e seus prepostos designados podem lavrar o protesto.
Quando pode protestar um título?
De acordo com a lei, um título de dívida pode ser protestado a qualquer momento a partir de seu vencimento, mas as boas práticas de cobrança sugerem que você aguarde pelo menos 30 dias para tomar a medida.
O que acontece quando seu nome vai para protesto?
Quando há um protesto em cartório, acontece a cobrança judicial do débito por meio de uma notificação, que apresenta ao devedor o valor da dívida e informa que ela não foi quitada. Se notificado pelo cartório, você pode sofrer consequências, como o andamento de uma ação judicial.
Como cancelar um instrumento de protesto?
Como cancelar protesto de título
Procure o CREDOR;
Efetue o pagamento do título;
Peça ao CREDOR para fornecer uma carta de anuência eletrônica (autorização de cancelamento) que pode ser feita pelo site da CENPROT;
Faça o cancelamento do protesto no site para regularizar seu nome.
O que pode ser objeto de protesto?
Vale dizer que, qualquer documento que represente uma dívida e que esteja apto a uma ação judicial de cobrança (execução judicial) poderá ser objeto de protesto. Qualquer documento particular assinado pelo devedor que origine uma divida, poderá ser objeto de protesto. O documento deverá ser apresentado no original.