Ela tem o olfato como canal principal, de forma que os aromas possibilitam a ação no sistema nervoso, proporcionando alívio de sintomas como o estresse e a fadiga. Na sequência, você pode entender melhor sobre essa prática e como ela funciona!
O ideal é lançar mão dos óleos essenciais que têm mais a ver com seu momento ou ambiente no qual se encontra. Cada um oferece uma propriedade diferente e faz sentir várias sensações.
Sim. A ansiedade pode acometer as pessoas em níveis diferentes, ou seja, ao mesmo tempo em que alguns sofrem com um grau elevado, outros sentem suas consequências de forma esporádica e não com tanta frequência.
Além disso, a aromaterapia pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a aliviar sintomas de tosse, nariz entupido ou escorrendo causados por gripes, resfriados, dor de garganta, sinusite, asma ou bronquite, por exemplo.
O profissional tem de dominaram série de fatores, como por exemplo, o conhecimento e a ciência por detrás dos dos Óleos Essenciais, entender como as moléculas químicas naturais atuam no organismo, as diversas propriedades dos Óleos Essenciais, saber e perceber como atuar com cada indivíduo de forma personalizada, entre muitos, muitos outros.
Os óleos essenciais, além de se serem altamente concentrados, podem causar manchas se usados sobre a pele e expostos ao sol. Por isso, é preciso ter o cuidado de usá-los apenas diluídos em óleos vegetais, bases neutras de creme hidratante ou álcool de cereais.
Saiba como atuam os terapeutas holísticos do Instituto Luz e conheça alguns dos métodos de atendimento disponibilizados em nosso espaço.
De maneira geral, todas as pessoas podem se beneficiar dessa técnica. Mas alguns óleos não devem ser utilizados por grávidas, lactantes, crianças, bebês, idosos e pessoas com pressão alta — como o de cânfora ou alecrim.
A Aromaterapia mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.
A sinusite é uma condição em que ocorre a inflamação das cavidades ao redor das vias nasais, podendo (ou não) ser desencadeada em virtude de resfriados ou alergias. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, dor no rosto, secreção e congestão nasal.
Os óleos essenciais que podem ser recomendados para emagrecer são limão, canela, hortelã-pimenta, gengibre, capim-limão ou alecrim, pois melhoram a digestão, a sensação de bem-estar e a energia, aumentando a disposição para realizar atividades físicas.
No geral, o uso da aromaterapia pode ser indicado para o alívio de dores musculares, tensões, dores de cabeça e até problemas reumáticos (inflamação em articulações, músculos e ossos).
O spray ajuda a espalhar o aroma por todos os locais que se deseja, para isso basta adicionar algumas gotas do óleo essencial no depósito do spray e preencher com água. Antes de usar o spray deve-se abanar a embalagem para voltar a misturar o óleo, evitando pulverizar apenas água para o ar.
Ao que tudo indica, o Egito foi o berço da aromaterapia, Cleópatra ficou conhecida como a 1a. aromaterapeuta, pelas suas habilidades com as ervas aromáticas, o conceito Aromaterapia foi utilizado pela primeira vez na França.
Até Cleópatra, a rainha do Egito, já conhecia os benefícios que a Aromaterapia podia trazer. Dizem que ela usava o poder dos aromas para seduzir seu amado Marco Antônio, impregnando as velas que serviam para iluminar suas embarcações com óleo de jasmim.
Os óleos essenciais para insônia, como o óleo essencial de camomila, lavanda, bergamota, hortelã-pimenta, manjerona, cedro ou sândalo, ajudam a acalmar e relaxar o corpo, facilitando o sono.
Um dos óleos essenciais mais recomendados para auxiliar no tratamento de feridas, acne ou micoses, como o pé-de-atleta ou candidíase, é o óleo essencial de melaleuca, pois possui propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas e antibacterianas. Veja como usar o óleo de melaleuca.