Os candidatos regularmente inscritos podem participar das duas chamadas do ProUni e ainda tentar a lista de espera. Para participar das vagas remanescentes basta ter feito qualquer Enem a partir de 2010 e obtido a mesma pontuação exigida pela seleção regular.
Requisitos para participar do Prouni 2021 Possuir renda familiar média e até 3 salários mínimos por pessoa; Ter estudado todo o ensino médio em escola pública, ou parcial com bolsa de estudos integral.
Como funciona a segunda chamada Após a lista da primeira chamada, os estudantes convocados devem levar na faculdade os documentos necessários para comprovar os requisitos que citamos acima. Caso eles não compareçam no prazo, que geralmente são de dois dias úteis, essa bolsa vai para a segunda chamada.
A segunda chamada do ProUni acontece quando, após a primeira chamada, algumas vagas do programa ficam ociosas. Isso acontece por dois motivos: o candidato selecionado foi aprovado em várias faculdades e teve que optar por apenas uma delas ou ele pode ter sido reprovado em alguns dos critérios exigidos pelo MEC.
A segunda chamada é a lista de candidatos convocados para a matrícula que não passaram na primeira seleção de aprovados, tanto em vestibular como em programas do Governo para bolsas ou financiamentos. Essa segunda seleção serve para preencher vagas que não foram ocupadas pelos primeiros selecionados.
Segundo o Regimento Acadêmico da Graduação (RAG) o aluno que perder uma das avaliações tem direito, sem a necessidade de justificativa, a fazer segunda chamada ao final do período letivo, sobre conteúdo acumulado.
A primeira coisa que você precisa saber é: o Sisu não tem segunda chamada, apenas uma lista de espera. Como assim? Aquela opção de cadastro que aparece depois da chamada regular é uma lista de espera que o Sisu organiza. Esse documento é encaminhado para as universidades participantes preencherem as vagas não ocupadas.
É necessário acessar o site da universidade para saber o cronograma e conferir o nome dos candidatos convocados em cada chamada. A convocação da lista de espera é feita diretamente pelas universidades. O candidato manifesta interesse em participar da lista de espera pelo próprio Sisu.
Como saber se fui selecionado na lista de espera do Sisu?
As inscrições para a lista de espera têm início no mesmo dia em que será divulgado o resultado da chamada regular. Neste processo seletivo, são ofertadas 51.
As chamadas da lista de espera são feitas para o preenchimento de vagas que não foram preenchidas após o período de matrículas dos aprovados na convocação regular, assim como eventuais oportunidades que ficaram ociosas durante a seleção.
As inscrições para o SiSU 2021/1 começaram no dia 6 de abril após o cronograma tradicional ter passado por modificação, em consequência da situação de pandemia do coronavírus.
Diferente dos demais processos seletivos, o Sisu segue um padrão rígido e costuma liberar seu resultado às 9 horas da manhã na data estabelecida.
Puderam se inscrever para a seleção do Sisu no primeiro semestre de 2021 os candidatos que participaram do Enem 2020, realizado em janeiro deste ano, e obtiveram nota que não seja zero na redação. Algumas instituições ainda adotam notas ou médias mínimas para ingresso em determinados cursos.
Inscrições do Prouni 2021 – 1ª edição: 12/01/2021 a 15/01/2021. Resultado da primeira chamada: 19/01/2021. Resultado da segunda chamada do Prouni: 01/02/2021. Comprovação de informação da primeira chamada: 19/01/2021 a 27/01/2021.
O ProUni convoca os aprovados em segunda chamada cerca de duas semanas após a publicação do resultado da primeira chamada. O cronograma completo e as convocações para comprovação e matrícula ficam disponíveis no site oficial do programa, dentro do portal do Ministério da Educação (MEC).
8 de fevereiro
Lista de Espera Prouni 2021.
Após a aprovação do candidato na seleção, a instituição de ensino solicita alguns documentos para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. Caso o candidato não envie os documentos ou os dados não estejam de acordo com o que foi declarado, o selecionado perde o direito à bolsa de estudo.
No critério socioeconômico, os candidatos que desejam a bolsa integral (100%) devem ter a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já os que querem a bolsa parcial (50%) devem ter a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos.