RESOLUÇÃO: resolução é norma jurídica destinada a disciplinar assuntos do interesse interno do Congresso Nacional, no caso do Brasil. Também é elaborado e finalizado no âmbito legislativo, a exemplo da norma examinada anteriormente, mas esta trata de questões do interesse nacional.
Os projetos de resolução são destinados a regular as matérias da competência privativa da Câmara e as de caráter político, processual, legislativo ou administrativo. A resolução aprovada e promulgada tem eficácia de lei ordinária.
Resoluções: são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.
Alguns autores afirmam que as Resoluções não são materialmente um ato normativo, sendo um meio termo entre uma Lei e ato administrativo. Como já foi dito, elas, via de regra, produzem efeitos internos às Casas Legislativas. Essas figuras materialmente híbridas, porém, são formalmente consideradas como Lei pela Constituição Federal, podendo ser editadas pelo Congresso Nacional, pelo Senado Federal ou pela Câmara dos Deputados, a depender da matéria a ser tratada.
Dando sequência à série de artigos que visa democratizar o conhecimento sobre o Processo Legislativo Constitucional, continuaremos o estudo sobre o funcionamento da produção das Leis no país. Hoje, avançaremos no detalhamento dos Procedimentos Legislativos Especiais, tratando especificamente do procedimento de criação das Resoluções e dos Decretos Legislativos.
As resoluções são atos administrativos normativos que partem de autoridades superiores, mas não do chefe do executivo, através das quais disciplinam matéria da sua competência específica. As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los.
Assim, uma resolução de 1920 x 1080 pixels indica que a tela é capaz de exibir 1920 pixels por linha e 1080 por coluna. É como uma matriz. Via de regra, o primeiro número faz referência à largura; o segundo, à altura da tela. Note que essa medida também é válida para imagens e vídeos.
Uma resolução pode ser um decreto, uma decisão ou uma falha que emite uma determinada autoridade. Dependendo da fonte e do alcance, as resoluções podem qualificar-se de diferentes formas. Uma resolução administrativa, neste sentido, é uma ordem que pronuncia o responsável de um serviço público.
Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione Propriedades gráficas. No menu Dispositivo, clique em Resoluções personalizadas. Leia o aviso com atenção e clique em Sim. Insira a resolução e a taxa de atualização desejadas.
Os especialistas assinalam que as resoluções administrativas são determinadas para que os serviços públicos cumpram com as funções que são estipuladas através da legislação. Aquilo que faz a resolução administrativa é detalhar, desenvolver ou complementar aquilo que é estipulado por lei.
Resolução é uma norma jurídica destinada a disciplinar assuntos do interesse interno do Congresso Nacional, no caso do Brasil, ou do Conselho de Ministros, no caso de Portugal. ... As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los.
Constitui-se de uma atitude de construção do conhecimento em que todas as etapas utilizadas são fundamentais e não apenas o resultado final obtido. Os alunos devem identificar a partir da situação, quais são os objetivos de estudo, para a solução da dificuldade em questão.
Uma resolução administrativa, neste sentido, é uma ordem que pronuncia o responsável de um serviço público. Trata-se de uma norma cujo alcance está limitado ao contexto do serviço em questão e cujo cumprimento é obrigatório. Por exemplo: “A concessão do serviço será oficializada através de uma resolução administrativa”, “O Supremo Tribunal assinalou que não se podem estabelecer novos impostos através de uma resolução administrativa”, “O dirigente está a trabalhar na concepção de uma resolução administrativa que determine os alcances do convénio”.
A promulgação da resolução se dá pelo Presidente da respectiva Casa Legislativa e não pelo Presidente da República. Portanto, a Resolução do Congresso, a Resolução da Câmara e a Resolução do Senado são promulgadas, cada uma, por seus respectivos Presidentes, que determinam também sua publicação.
As instruções normativas são atos administrativos que visam disciplinar a execução de determinada atividade a ser desempenhada pelo Poder Público. Têm por finalidade detalhar com maior precisão o conteúdo de determinada lei presente no ordenamento jurídico pátrio.
As resoluções são emitidas por autoridades superiores, que não seja o chefe do Executivo. ... Também não podem contradizer os regulamentos e os regimentos internos, somente explicá-los.
Por último, as Resoluções também são utilizadas para normatizar assuntos de competência interna do Congresso Nacional que, via de regra, não estão sujeitos à reserva de Lei, como a elaboração de seu regimento interno.
Além disso, a Carta Magna ainda determina mais uma hipótese de utilização do Decreto Legislativo, conforme o art.62, §3º, qual seja:
No artigo Processo Legislativo Constitucional: como as Leis são produzidas, aprendemos que o objeto do Processo Legislativo é a produção dos atos normativos primários. Cada espécie normativa tem uma razão de ser, bem como um regramento diferente para sua produção e tramitação nas Casas Legislativas.
Segundo o mesmo autor as resoluções não estão sujeitas à promulgação e também não estão sujeitas a controle preventivo da constitucionalidade, excepto as que aprovém acordos internacionais. Em termos de hierarquia, as leis e o decreto‑ leis têm o mesmo valor na ordem jurídica portuguesa.
As Resoluções e os Decretos Legislativos são espécies normativas com força de Lei Ordinária, previstas no art.59, incisos VI e VII da Constituição Federal. Esses atos normativos têm um ponto em comum, eles são editados exclusivamente pelo Poder Legislativo para tratar de matérias de competência do Congresso Nacional, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Resolução também é um termo amplamente usado em cinema e fotografia ou quaisquer mais que lidem com imagem. Nesse conceito, o termo é usado para definir o nível de detalhe que uma imagem suporta (resolução de imagem). Esse termo pode tanto ser aplicado tanto a imagens em filmes quanto as imagens digitais.
Quanto maior a resolução, maior o número de pixels e melhor a nitidez. Porém, em resoluções mais altas, a imagem da tela fica menor, de modo a comportar mais informações.
A resolução de monitores de dispositivos digitais indica o número de pontos (ou pixels) que compõem a imagem que aparece na tela. Uma tela com 1920 x 1080 mostra 1920 pontos em cada uma das 1080 linhas do monitor, ou 2.
Para que você tenha uma noção, 640 x 480 é uma resolução de tela mais baixa, enquanto 1600 x 1200 é uma resolução mais alta. Monitores do tipo CRT normalmente usam 800 x 600 ou 1024 x 768. Monitores do tipo LCD aceitam melhor resoluções mais altas.
Para mudar a resolução de tela , clicando em Painel de Controle e,em Aparência e Personalização,clicando em Ajustar resolução de tela. Clique na lista suspensa ao lado de Resolução, mova o controle deslizante para a resolução desejada e clique em Aplicar.
Para acessar as configurações do monitor, clique com o botão direito na Área de trabalho e, em seguida, clique em “Resolução da Tela” (ou “Configurações”, no Windows XP). O acesso também pode ser feito pelo Painel de Controle, na opção “Ajustar a resolução da tela”, abaixo de “Aparência e Personalização”.
Para reverter as configurações de resolução de exibição de volta para a configuração anterior. Use o atalho de teclado modo de exibição de apresentação (tecla de logotipo do Windows +P) e altere o modo somente para Computador.
Como colocar resoluções diferentes em 2 monitores
Por que fazê-lo via comando? Basta clicar com o botão direito do mouse na tela -> configurações de exibição -> Resolução. Avise-nos sobre o resultado.
O modo de segurança inicia o Windows com um conjunto mínimo de drivers e serviços....Não consigo mudar a resolução de tela.
Não tem como modificar a resolução que usará antes do windows ser inicializado, e na bios não existe opção para alterar resolução, pois o driver da placa de vídeo só começa a trabalhar depois do carregamento do windows, o problema ai é que o windows não está guardando/salvando a resolução predefinida.
Clique em iniciar / todos os programas / acessórios / ferramentas do sistema / restauração do sistema. Selecione um ponto de restauração onde não ocorria o problema. Aguarde o término ( o sistema será reiniciado ) e verifique se funcionou.
Obtenha a melhor imagem no monitor
O Windows e alguns programas permitem alterar o tamanho da tela do PC. No caso dos navegadores, basta pressionar as teclas de atalho "Ctrl" e sinal de mais (+) ou menos (-) para aumentar ou diminuir o zoom da página.
Para voltar à tela inicial, apenas clique nas mesmas setas, no canto superior direito do display.