Este site utiliza informações do seu dispositivo para personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.
O profissional desse ramo pode realizar planejamentos paisagísticos tanto para as áreas privadas quanto para as públicas, visando ao bem-estar das pessoas envolvidas. Essa área envolve projetos para empresas, edifícios, conjuntos habitacionais e residências como casas, sítios e apartamentos.
O Paisagismo ou Arquitetura Paisagística está na ordem do dia. Incorporando os conceitos de lansdcape architecture e landscape design, o projeto paisagístico engloba diferentes escalas, desde jardins e áreas de lazer residenciais até projetos de grandes empreendimentos, praças e parques. Com o enfoque no projeto, esta pluralidade de situações e escalas exige a constante atualização das suas bases teórica, conceitual e metodológica. Na ação projetual conhecimentos específicos de cada escala são fundamentais pois “[...] só porque você é hábil em uma escala de desenho não significa necessariamente que você consiga projetar nas outras.” (STEINITZ, 2009, p. 74).
O profissional dessa área poderá compor equipes de elaboração de projetos, técnicas e métodos de projeto de ambientes interiores e paisagismo, visando à concepção e à execução de ambientes confortáveis, humanos, lúdicos e funcionais, que atendam às necessidades humanas de conforto físico e psicológico.
O mercado de trabalho para o paisagista é bem amplo e está em expansão devido aos preços dos serviços prestados estarem mais baixos, sendo um salário médio de R$ 2.000,00. Entretanto, o paisagismo é bem elitizado; desse modo, somente as empresas e pessoas de classe social mais elevada solicitam os serviços desse profissional.
Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos ligados ao paisagismo (Arquitetura, principalmente). Nelas você vai encontrar facilidades como bolsas de estudos, financiamentos facilitados, descontos e convênios.
O paisagista dessa área pode atuar em diversas modalidades do segmento paisagístico nos âmbitos público e privado, visando à solução de questões urbanas e ambientais pertinentes à arquitetura da paisagem, considerando os aspectos funcionais, estéticos e ambientais.
A prioridade é que cada projeto esteja adequado ao caráter do usuário e do contexto, onde a vegetação assuma papel relevante na estruturação de espaços, tanto internos como externos.
A partir das ferramentas usadas em sala de aula (conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais, dentre outras), você aprenderá com os professores e colegas de turma.
O paisagista, além de elaborar locais verdes, deve ter o cuidado de adequar a iluminação, as cores, o tamanho da área útil para o desenvolvimento de lindos locais com sua arte.
Se você procura uma graduação que tenha a ver com paisagismo antes de fazer sua pós, recomendamos buscar uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a garantia de que seu diploma terá validade e será aceito para seguir seus estudos.
O paisagista está se tornando peça fundamental para o bem-estar das pessoas nas cidades que estão em grande crescimento, pois com tanto asfalto e prédios em construção, a área verde está cada vez mais rara nos centros urbanos, o que vem gerando muito estresse e até mesmo problemas de saúde. Por esses motivos esse profissional é bem valorizado nessas áreas.
Mesmo o campo de paisagismo sendo bem vasto, ainda não existe um curso de graduação nessa área no Brasil; no entanto, os profissionais que são formados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia podem fazer uma pós-graduação em Paisagismo. Existem diversos cursos de pós-graduação nesse setor que formam profissionais com a função de montar um ambiente paisagístico que seja agradável e funcional; esses cursos têm a duração de 18 meses e são desenvolvidos no período noturno, matutino ou a distância.
A crescente busca por espaços mais qualificados, torna cada vez mais nítida a importância dessa disciplina para a integração do ser humano com a natureza. E o mercado mais competitivo e exigente entendeu que bons projetos paisagísticos valorizam e qualificam seus empreendimentos. Nesse cenário, o curso de especialização Master em Paisagismo: Práticas Projetuais tem como enfoque principal a prática do projeto paisagístico estreitamente relacionado ao projeto arquitetônico e seus conhecimentos específicos, um nicho pouco explorado academicamente, mas com grande demanda de mercado.
Em cursos remotos, a atividade é destinada aos alunos que assistirão as aulas gravadas, aplicada 15 dias após a realização do módulo e tem função de avaliação somativa com 7 pontos.
As funções do profissional formado em Paisagismo vão muito além da jardinagem, pois o paisagismo está relacionado com áreas do saber como Arquitetura, Agronomia, Desenho Geométrico e Belas Artes. Nesse curso, o aluno entende que as plantas são elementos vivos e, por isso, ele entra em íntima relação com as teorias mais importantes que as envolvem. Dessa forma, ele pode criar jardins, áreas de lazer, caminhos, pavimentação, dentre outros lugares que possam ser inseridos de forma funcional e criativa no ambiente.
O paisagista desse setor elabora projetos públicos e privados da paisagem urbana de caráter habitacional; avalia os papéis dos espaços no cotidiano com foco nas formas, dimensões e distribuição e desenvolve métodos e técnicas de interpretação do sítio urbano, com ênfase nos padrões ambientais de apropriação com o objetivo de elaborar sistemas de espaços livres urbanos.