EQST

Quem Pode Fazer O Concurso De Diplomata?

Quem pode fazer o concurso de diplomata?

Para ser diplomata, é preciso possuir o diploma de nível superior, não havendo especificação de curso. No entanto, é comum a formação em Direito ou em Relações Internacionais. Quem pretende seguir a carreira precisa ser aprovado no concurso de Admissão à Carreira Diplomata (concurso CACD).

Como funciona o concurso para diplomata?

Para ser Diplomata do Governo Brasileiro, o estudante precisa ser formado em algum curso de nível superior, de qualquer área, e ser aprovado no Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBr),órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores.

Quanto tempo dura o curso de diplomata?

O Curso de Formação de Diplomação tem, atualmente, a duração de 15 meses e contempla aulas regulares, seminários, conferências e viagens de estudos.

Quem pode fazer o CACD?

Se você ler o edital de lançamento do CACD 2017, verá que não existe limite máximo de idade para prestar o concurso. Se você é brasileiro(a) nato(a), tem mais de 18 anos e diploma de nível superior, já está apto(a) para prestar a prova.

Como é a prova para diplomata?

O edital Diplomata 2019 foi constituído de duas etapas, sendo a primeira de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório.

Quanto ganha um diplomata de carreira?

Concurso Diplomata 2020: Remuneração e benefícios O Ministério das Relações Exteriores oferece uma progressão na carreira de diplomata. O aprovado no concurso Diplomata 2020, assim que empossado no cargo, recebe um salário inicial de R$19.199,06.

O que é preciso para trabalhar no Itamaraty?

Para ingressar no Itamaraty como diplomata, o CACD é o único caminho. O certame é um dos mais tradicionais do País (todo ano, há duas certezas no Brasil: vai ter Carnaval e vai ter CACD!). Também é famoso pelo seu nível de exigência, dada a quantidade de matérias abordadas e o nível de especificidade.

É possível passar no CACD?

7) A regra é não passar no CACD. A aprovação é a exceção da exceção. Em 2018 houve 5294 candidatos inscritos para disputar meras 19 vagas na ampla concorrência. Isso significa que apenas 0,35% dos candidatos foram aprovados.

Quais matérias caem no CACD?

O programa do CACD é extenso em termos de disciplinas cobradas. Ao todo, temos no Edital 10 disciplinas: História do Brasil; História Mundial; Noções de Economia; Política Internacional; Geografia; Noções de Direito Interno e DIP; Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Língua Francesa; Língua Espanhola.

O que mais cai no CACD?

Os principais assuntos são Direito Constitucional e Direito Internacional Público, mas há também alguns tópicos de Direito Civil e Direito Administrativo. Por exemplo, a comparação com o concurso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), de 2017, houve o dobro de tópicos, distribuídos em mais áreas do direito.

Quantas fases tem a prova para diplomata?

O edital Diplomata 2019 foi constituído de duas etapas, sendo a primeira de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório.