INTRODUÇÃO: A escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que visa identificar indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. Deve ser aplicada nos pais ou cuidadores da criança.
O M-chat deve ser aplicado pelo médico da criança, assim como realizar a avaliação das respostas. O M-chat é um teste com perguntas que devem ser respondidas pelos pais, do tipo sim/não. Em geral, é realizado pelo pediatra quando a criança tem entre 16 e 30 meses.
Se a pontuação do M-CHAT-R/F continuar a ser igual ou superior a 2, a criança pontua positivo na triagem. Medidas necessárias: encaminhar a criança para avaliação diagnóstica e para avaliação da necessidade de intervenção. Se a pontuação da Entrevista de Seguimento for 0-1, a criança pontua negativo.
Uma criança autista apresenta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, interação e comportamento social. Mas estudos já mostraram que programas de treinamento e educação podem reduzir essas dificuldades.
Sintomas do Autismo aos 2 anos
Como identificar o autismo na vida adulta Não existe exame laboratorial ou de imagem específico para o diagnóstico do autismo. Geralmente, o que ajuda os médicos a identificarem um indivíduo com TEA na fase adulta são os sinais típicos do espectro.
10 sinais que podem indicar síndrome de Asperger
O diagnóstico é a identificação formal da condição. Geralmente é realizado por uma equipe de diagnóstico multidisciplinar, incluindo frequentemente um fonoaudiólogo, pediatra, psiquiatra e psicólogo. Como a Síndrome de Asperger varia muito de pessoa para pessoa, fazer um diagnóstico pode ser difícil.
Veja algumas dicas que você pode usar para lidar com os desafios do dia a dia:
A causa exata da Síndrome de Asperger, assim como do Transtorno do Espectro do Autismo, ainda não é conhecida. Os cientistas, por outro lado, acreditam que uma anormalidade no cérebro das crianças portadoras seja a causa mais provável.