O quadro Guernica de Pablo Picasso é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo. Esta obra de arte revela os efeitos da guerra em uma população.
O artista espanhol dedicou toda a sua vida à pintura, à escultura, à gravura, à cerâmica, ao mosaico e ao desenho. É considerado por muitos críticos como o maior artista do século XX.
Aos dezenove anos, chegou a hora de Picasso ficar profissional, chegando a Paris e criando contato com negociantes de artes. E foi no ano seguinte que ele realizou sua primeira exposição.
Há quem classifique a vasta obra do pintor em cinco fases: a fase azul (1901-1904), a fase rosa (1905-1907), a fase cubista (1907-1925), a fase do classicismo (1920-1930) e a fase surrealista (a partir de 1926).
A célebre pintura conhecida por Guernica trata-se de uma obra produzida com a técnica de óleo sobre tela. Com dimensões maiores que o normal, ele mede 7,76 metros por 3,49 metros.
A guerra ocorreu entre 1936 a 1939 . Sua origem deu-se na disputa político e territorial entre republicanos e nacionalistas da Espanha. A divisão literalmente se formou entre anarquistas e comunistas dos setores democráticos, representando os republicanos, e do outro lado os tradicionalistas com boa parte composta pelas forças armadas.
E assim surgiu sua ideia de criar a tão famosa tela. Ao saber dos ataques, ele decidiu abandonar a ideia original e partiu para a produção de obra uma relacionada aos bombardeios na cidade de Guernica.
Nessa parte, há, sobretudo, referências a Goya e sua obra “Os fuzilamentos de 3 de maio”. Por fim, o homem de braços abertos na pintura de Picasso está de braços aberto para cima diante do pelotão de fuzilamento.
Guernica é uma das mais importantes obras pintadas no século XX, por Pablo Picasso. O artista espanhol pertence ao movimento cubista e sua obra é muito mais que apenas uma pintura. Trata-se de um registro histórico fundamental para a humanidade.
Primeiramente, Pablo Picasso nasceu na cidade de Málaga, na Espanha, no ano de 1881. Suas influências artísticas vieram de seus pais. A princípio, o gosto pela arte é vindo principalmente de seu pai que era professor de História da Arte e adorador de pinturas.
Nascido em Málaga no dia 25 de outubro de 1881, Picasso foi autor de obras-primas consagradas como as telas Guernica, Les Demoiselles d'Avignon e A pomba da paz.
Pintado como uma reação ao bombardeio dos nazistas na cidade basca de Guernica – durante a Guerra Civil Espanhola – o quadro é, certamente, a declaração política mais poderosa do artista.
Nesta época, a Espanha presenciava a luta entre as forças Nacionalistas (comandadas pelo então general Franco) e as Republicanas. É fato que as forças Nacionalistas tinham suporte dos nazistas, autorizando-os a bombardear a cidade de Guernica.
A escolha por uma paleta monocromática está relacionada às fotografias da guerra em preto e branco, veiculadas pelos jornais da época e que causaram grande impacto no artista.
Fonte imagens: Toda matéria, Istoé, Mfcanaveira, Wikipedia.
Primeiramente, a dor e a aflição são visíveis em sua obra. Nesse tempo, todo o sofrimento gerado as milhares de mortes e o cenário de guerra e destruição iminente trouxeram a Picasso esses sentimentos expressos em sua obra.
“Nossa missão é a de informar, difundir e popularizar a arte através de uma linguagem acessível a todos. Para fazer isto agimos de forma integra, sucinta e visionária afim de sensibilizar o maior número possível de pessoas. Promover o debate, exposições, curadoria e projetos para instituições e interessados com o propósito de promover o crescimento intelectual da sociedade através da arte.”
Com o favorecimento das bases populares, na educação, na reforma agrária, as conservadores se organizaram na extrema direita chamado Falange Tradicionalista Espanhola das Juntas Ofensivas Nacional-Sindicalista. Com o intuito de impedir o progresso, o general Francisco Franco deu inicio, por fim, a Guerra Espanhola.
Com 15 anos, sua família se muda para a cidade de Barcelona, onde começa a criar em seu primeiro estúdio. Vale lembrar que essa área fora alugada pelo pai, que acreditava no seu talento.
Depois de terminado (o que durou cerca de um mês), o quadro fez uma digressão pelo mundo, ficando globalmente reconhecido e atraindo a atenção do resto do mundo para a Guerra Civil Espanhola.
Aos dezenove anos Picasso vai para Paris e começa a se profissionalizar, tendo contato mais estreito com negociantes de quadros. Já no ano a seguir o artista espanhol faz a sua primeira exposição, que é um grande sucesso.
Cada imagem e sobreposição tem um significado e estabelece uma referência. As figuras, sobretudo, mostram o acontecimentos que compuseram a guerra e suas consequências trágicas.
Fonte: Infoescola, Cultura genial, EBiografia, Arte e Artistas, Educa Mais Brasil, Made for Minds, Mundo e Educação, Toda matéria, Ebiografia.
Paris (1937–1937)
No dia 26 de abril de 1937, bombardeiros de aviões alemães reduziram a cinzas a cidade basca de Guernica. O ataque aéreo de três horas custou a vida de 1.
No dia 12 de julho de 1937 foi exposta ao público a tela "Guernica", na qual Picasso retratou o bombardeio da cidade basca pelos nazistas em abril daquele ano: um massacre que resultou em centenas de mortos.
Resposta. porque depois da tentativa má sucedida de golpe contra Madrid os nacionalistas decidiram que seria melhor ataca locais menos protegidos no território hispânico. decidiram então atacar o norte do país.
Guernica é uma obra de arte produzida pelo famoso pintor espanhol, Pablo Picasso. Esse quadro mostra o sofrimento, a dor, a angústia, o pânico, a aflição e a tristeza do povo espanhol da cidade de Guernica que sofreu um bombardeio no ano de 1937, como desdobramento da Guerra Civil Espanhola.
Resposta: Esse grande artista se inspirou no bombardeamento da cidade Guernicaa no dia 26 de abril de 1937.
A obra "Guernica" de Pablo Picasso parece representar e de fato representa a guerra civil espanhola que assolou seu país. b. Seu aspecto formal é a pintura em tela seguindo os moldes do Cubismo.
O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.
Resposta: A primeira impressão que a obra traz é um lado mais obscuro e sofrimento de ambos os personagens que estão entrelaçados em cores escuras de preto, branco e cinza. Valeu mano!!
Guerra
Há quem classifique a vasta obra do pintor em cinco fases: a fase azul (1901-1904), a fase rosa (1905-1907), a fase cubista (1907-1925), a fase do classicismo (1920-1930) e a fase surrealista (a partir de 1926).
A arte cubista foi dividida em duas fases: o cubismo analítico, logo no inicio do movimento, onde as formas geométricas desestruturavam e desmembravam toda a lógica da tela, fazendo com que se analisasse a pintura para entendê-la e a fase do cubismo sintético, onde as figuras geométricas tentavam formar a verdadeira ...
A releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências.
RELEITURAS: Também conhecida como 'nova pintura', uma releitura possibilita o uso de imagens prévias, tanto de fotografias como outras formas em que as imagens se apresentem, incluindo obras anteriores de outros artistas. ... Os grandes gênios do passado fizeram suas releituras ou novas pinturas baseadas em um original.
Uma boa releitura depende de uma boa compreensão da obra a ser reproduzida. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la. É preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade em cima das releituras.
Uma boa releitura irá depender de uma boa compreensão na leitura da obra. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original.
72). De acordo com o que define o significado dicionário da palavra releitura, esta se constitui enquanto uma nova interpretação de uma obra de arte, pintura,escultura, peça teatral, literatura feita com estilo próprio, mas sem fugir ao tema original da obra.
É uma nova visão, uma nova leitura sobre a obra já existente, uma nova produção com outro significado. O produto final da releitura pode levar ou não ao reconhecimento da obra escolhida. Reler é interpretar a obra, é colocar sua visão de mundo, suas críticas, sua linguagem e suas experiências sobre a obra escolhida.
2. Em nossa apreciação à Obras de Arte, jápassamos pelos seguintes passos:1) Divisão de Grupos partindo do reconhecimento das obras com suas respectivas características. Fazer uma Releitura Cênica é utilizar o própriocorpo como instrumento dessa interpretação. ...