Tenha em mente que perder a bolsa do Prouni significa ter que realizar todo o processo de candidatura desde o início. ... Como você viu, se perder a bolsa do Prouni, pode concorrer novamente, desde que esteja dentro dos critérios do programa.
É permitido concorrer a uma bolsa do ProUni quantas vezes o candidato quiser, desde, claro, tenha feito o Enem mais recente (com a pontuação mínima necessária) e se encaixe nas exigências de escolaridade e renda. No entanto, isso só vale para quem não tem diploma de nível superior.
Então, ele pode fazer o cancelamento da bolsa do Prouni sem ter prejuízo. Inclusive, mesmo que aconteça de o benefício ser cancelado sem o desejo do aluno, saiba que se perder a bolsa, é possível concorrer novamente. ... ser bolsista integral e usar, ao mesmo tempo, o Prouni e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES);
Após a aprovação do candidato na seleção, a instituição de ensino solicita alguns documentos para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. Caso o candidato não envie os documentos ou os dados não estejam de acordo com o que foi declarado, o selecionado perde o direito à bolsa de estudo.
Por quanto tempo o bolsista do Prouni pode trancar a matrícula? O bolsista do Prouni pode trancar a faculdade, mas há um limite de 4 semestres (2 anos) para ficar com a vaga em desuso. Também é preciso verificar as regras de cada entidade de ensino.
Transferência para outro curso da mesma área A transferência da bolsa Prouni só pode ser realizada para outra graduação da mesma área do conhecimento, não importa de você vai mudar de ênfase, turno ou instituição.
O ProUni só permite transferências para cursos similares. Não precisa ser exatamente o mesmo curso, mas é preciso que estejam relacionados. Não dá para entrar em Matemática e depois pedir transferência para Medicina, por exemplo.
O passo a passo para transferência da bolsa do Prouni é bastante simples:
Ir à secretaria da faculdade para onde planeja se transferir, verificar se há vagas no curso desejado e se esta vaga está cadastrada no ProUni. Verificar a nota de corte dessa vaga. Observar se a pontuação que ele obteve no Enem é igual ou maior que a nota de corte do novo curso.
Etapas para a realização deste serviço
A transferência de turno é solicitada pelo Portal Acadêmico. Mais informações: Alunos de graduação devem contatar a Secretaria de Administração Escolar (SAE) pelo telefone (11) 3670-8484, por e-mail ([email protected]) ou presencialmente em cada campus.
Aluno que possuir bolsa de estudo (inclusive financiamento FIES), deverá também solicitar a autorização para transferência da bolsa para o turno pretendido. A solicitação deverá ser realizada no Portal do Aluno, Link Serviços – “Bolsa/desconto – acerto/verificação”.
As inscrições para a transferência de alunos da rede estadual matriculados no período noturno para as classes do matutino continuam abertas em todo o Estado. O cadastro pode ser feito na página da Secretaria Escolar Digital ou pela Central de Atendimento da Educação por meio do telefone 12.
Para transferir financiamento, é necessário que o novo banco quite sua dívida total com o banco anterior. Nesse documento, deve ter o saldo do financiamento que ainda falta pagar e o número do contrato. Lembre que o banco antigo é obrigado a aceitar a portabilidade.
Qual é o processo para conseguir transferir a dívida do empréstimo? Funciona da seguinte forma: o cliente solicita que o banco onde está a dívida do empréstimo informe qual o saldo devedor. Assim, o banco que forneceu o crédito é obrigado a informar o valor da dívida, com a dedução dos juros que ainda não foram pagos.