Quem pega dinheiro com agiota comete crime? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Afinal, é crime pegar dinheiro com agiota? Não, a lei não define nada sobre o fato de quem pega dinheiro emprestado com o agiota ser um criminoso. Inclusive, quem sofre ameaças, extorsão e cobranças constrangedoras e perigosas de agiotas são vítimas da agiotagem.
Como funciona dívida com agiota?
Agiota, como funciona? ... o agiota aborda ou é abordado pelo indivíduo que necessita de dinheiro fácil; a negociação é realizada, na qual o agiota vai apontar os juros do empréstimo (que pode variar entre 10 e até 40% do valor solicitado), que pode variar de acordo com os seus interesses — alguns, cobram juros mensais.
Quem pede emprestado E o quê?
Em outras palavras: só empresta quem cede. A pessoa beneficiada com o empréstimo pede, toma ou pega emprestado. Compare: O banco emprestou R$ 3 mil a João.
Como emprestar dinheiro a juros de forma legal?
Essa taxa legal, vale relembrar, é limitada a 12% ao ano (ou 1% ao mês). Logo, se você empresta dinheiro (mútuo feneratício) com o objetivo de receber de volta o mesmo tipo de bem, mais um acréscimo referente aos juros, o limite de seu empréstimo deve ficar em 1% ao mês8.