Pacato Cidadão, dos mineiros do Skank, faz parte do segundo álbum do grupo, Calango, lançado em 1994, e que vendeu mais de 1,2 milhão de cópias.
Por que o artista chama a atenção do pacato cidadão? Esse termo representa um cidadão pacato politicamente, estático e mentalmente preguiçoso. O cidadão que não argumenta, recebe pacificamente toda migalha que lhe é dada pelos políticos e pela mídia. Alguém que não reage, e precisa ser chamado à atenção.
Depois do sucesso do álbum Calango, o Skank lançou o inesquecível Samba Poconé, que levou o grupo para uma turnê internacional, passando por Argentina, França, Estados Unidos, Portugal, Chile, Espanha, entre outros países.
É como se o cidadão não se sentisse parte das questões essenciais que definem a nossa vida diariamente. E a letra retrata esse jeito de deixar as coisas acontecerem sem qualquer tipo de preocupação.
O povo continua a ter que fazer escolhas que, na realidade, por direito, deveriam ser intrínsecas à vida. Educação, dinheiro, amor, respeito… Deveríamos ter isso sempre, e não precisar escolher um a outro.
A letra apresenta um retrato sobre o cidadão brasileiro, que opta por viver a vida de um jeito apático, sem reclamar de nada, sem questionar, deixando, assim, que os assuntos políticos e sociais, que deveriam ser obrigação de todos, fiquem apenas nas mãos de governantes.
Em seguida, a música aborda a hipocrisia, a falsidade que acabamos permitindo em nossas vidas. Nos obrigamos, por exemplo, a conviver com situações e pessoas que não são afins com a nossa energia.
Como podemos caracterizar esse tipo de cidadão na sociedade atual? É aquele que, teoricamente cumpre seus deveres e o Estado garante que seus direitos sejam cumpridos, o que não acontece, mas ele aceita tudo sem reclamar, questionar.
O segundo trecho apresenta o nosso sonho, pois mesmo sendo pacatos, ainda sonhamos com planos incríveis, planejamos o futuro e nos apoiamos nas artes para tentar suprimir um pouco as nossas angústias.
Como podemos caracterizar esse tipo de cidadão na sociedade atual? É aquele que, teoricamente cumpre seus deveres e o Estado garante que seus direitos sejam cumpridos, o que não acontece, mas ele aceita tudo sem reclamar, questionar.
A música do Skank tem melodia animada, divertida, porém traz uma letra que critica cada um de nós, que vivemos muitas injustiças sociais e continuamos de braços cruzados. Assistimos tudo sem tomar qualquer tipo de atitude.
E o que será que a letra quer nos contar? Pacato significa alguém de natureza calma, não agressiva; pessoa dotada de muita paciência; inerte, quase apático.
As músicas do Skank sempre trazem letras marcantes e que geraram frases que são verdadeiras poesias. Confira 40 frases de hits memoráveis da banda mineira.
O Skank vai completar 30 anos de carreira em 2020 e anunciou recentemente que fará uma pausa. Formado em 1991, a banda mineira se consagrou no cenário musical misturando o rock and roll com o reggae jamaicano.
O senso crítico, baseia-se no concreto: na pesquisa, na reflexão, na análise e na crítica. Do ponto de vista cultural, a razão crítica é útil e benéfica para os indivíduos, isto se deve ao fato de que ao utilizar o senso crítico, o indivíduo passa a pensar e refletir, aprimorando assim suas habilidades intelectuais.
Na primeira estrofe da música, Samuel Rosa e Chico Amaral fazem um alerta sobre os problemas sociais do país, anunciando o fim de uma utopia — c’est fini la utopia significa acabou a utopia, em francês.
A letra apresenta um retrato sobre o cidadão brasileiro, que opta por viver a vida de um jeito apático, sem reclamar de nada, sem questionar, deixando, assim, que os assuntos políticos e sociais, que deveriam ser obrigação de todos, fiquem apenas nas mãos de governantes.
A música voltou a ser bastante buscada depois da polêmica do “macaco cidadão”. Um internauta foi fazer uma crítica a respeito de um post do vocalista Samuel Rosa sobre a criminalização da homofobia e acabou confundindo o nome da música.
Em primeiro lugar, se colocar no lugar das pessoas, entender, ser humilde. Parar de dar opiniões desnecessárias, não cometer nenhum tipo de preconceito ou enjuria racial, trabalhar com excelência e estudar sem mesmo necessidade (é sempre bom aprender).
Veja que a letra se refere à escravidão como ainda existente, ou seja, como se não tivesse sido abolida, de forma oficial, no passado. Infelizmente, a sociedade segue sendo escravizada pela forma de trabalho, pela carga horária exaustiva e pelos salários degradantes.
Pacato cidadão é considerado um homem sem atitudes e que suas ações são de aceitar tudo, ele é uma pessoa que não reclama, não questiona as situações que lhe são impostas. E através destas ações, ele não desenvolve o senso crítico, pois não questiona e consequentemente não se desenvolve.
Participar na vida local, ter palavra a dizer sobre assuntos políticos, impulsionar as artes e a cultura, promover o diálogo intercultural são sinônimos de cidadania ativa. … Ser um cidadão ativo é, para muitos, sinônimo de progresso, de cidadãos esclarecidos e de auge da democracia.
O seguidor sugeriu que era frescura o cantor defender esses tópicos, sendo que o próprio Skank tinha uma música chamada macaco cidadão, o que teoricamente configura crime de racismo.